São Paulo, quarta-feira, 21 de março de 2007

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Sonic renasce no Nintendo Wii e retoma o caminho da diversão

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Wii, com seus gráficos ultrapassados e controle inovador, fez o que os parrudos PlayStation 3 e Xbox 360 não conseguiram: tornar Sonic, o famoso porco-espinho da Sega, divertido novamente. Sonic and the Secret Rings, para o videogame da Nintendo, muda características tradicionais do título da Sega, mas mantém o espírito da franquia.
Os fãs mais antigos podem estranhar o estilo do jogo, uma mistura de aventura e corrida. O Wii-Remote, segurado na posição horizontal, move Sonic à esquerda e à direita. As rotas são todas predefinidas e lineares e a aceleração, automática.
Com o veloz personagem em constante movimento, é de se imaginar que Sonic and the Secret Rings tenha um ritmo quase alucinante, mas que, curiosamente, favorece quem não está acostumado com a série. A gama de ações é menor que a de costume, então não dispersa o jogador em muitas atividades.
O porco-espinho faz mais do que correr: uma das ações bastante utilizadas é o pulo. Chacoalhar o Wii-Remote ao pular, quando próximo a um inimigo, aciona o ataque. Se a investida for bem-sucedida, Sonic é lançado ao ar para tentar novos ataques.

Alta velocidade
Além das preciosas argolas douradas, é necessário coletar outros itens, como esferas que preenchem uma barra especial que, uma vez cheia, ativa o Speed Brake, aumentando ainda mais a velocidade de Sonic -por um tempo limitado, ele pode eliminar todos os inimigos que surgirem pelo caminho. Outra alternativa é o Time Break, que, diferentemente do anterior, deixa tudo em câmera lenta.
De uma fase para outra, pontos de experiência melhoram as características do personagem, como costuma acontecer em um RPG -guardadas as devidas proporções.
Pelo caminho, também há outros itens especiais que proporcionam poderes variados, uma fórmula bastante explorada pelo gênero de aventura.
As fases oferecem diversos caminhos, então o jogador pode passar por elas mais de uma vez, para tentar explorá-las por completo. Mas não é só isso que serve para prolongar a vida útil do game: há minigames para até quatro participantes.
Tudo bem que o Wii não tem grande potencial para visual, mas seus gráficos 3D também não fazem feio, embora haja alguns problemas com a câmera que acompanha Sonic por diferentes ângulos. De qualquer forma, a temática escolhida -"Mil e Uma Noites"- garante um charme especial, com desertos, palácios e outras paisagens típicas.
Sonic and the Secret Rings não é excepcional, mas considerando o insucesso em criar games da série nos últimos tempos, é um alento para os chegados à velocidade e à adrenalina que, na década de 1990, fizeram a cabeça dos marmanjos em consoles da Sega.


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