São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Próximo Texto | Índice

Falsos e traiçoeiros

Sites com propaganda disfarçada, correntes fraudulentas e armadilhas em e-mails são algumas das pragas da internet

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

São 945 milhões de pessoas em todo o mundo surfando por mais de 1,3 bilhão de páginas pela internet. Nesse gigantesco número de páginas, o internauta acha de tudo: informações atualizadas em tempo real, bibliotecas virtuais com livros gratuitos e salas para conversas ao vivo. Também pode encontrar o caminho para o prejuízo, pois sites e e-mails fraudulentos são usados para roubo de identidade, e correntes que prometem mundos e fundos não passam de estelionato eletrônico.
Há ainda o spam, mensagem não solicitada que lota as caixas de entrada. Há internautas cujas contas de e-mail recebem em média 30% a 40% de mensagens de propaganda, muitas delas com falsas promessas de prêmios e vantagens.
Para complicar as coisas, algumas dessas mensagens podem ser cavalos-de-tróia, servindo de porta de acesso a seu computador, se a máquina não estiver protegida por programas adequados.
A mentira e o engano também são usados na rede com propósitos marqueteiros, para divulgar produtos ou serviços. E há páginas que procuram tirar vantagem de eventuais erros de digitação do internauta para conseguir mais público.
Conheça nesta edição algumas precauções para tentar evitar tramóias e fugir de informações inverídicas.


Próximo Texto: Falsos e traiçoeiros: Sites usam artimanhas para levar ao erro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.