São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Stealth" é arma de propaganda

DA REPORTAGEM LOCAL

Os marqueteiros usam várias estratégias para atrair o consumidor. Inclusive o falso testemunho, que ganhou, em inglês, o jargão "stealth marketing".
É uma estratégia pouco convencional, que usa táticas promocionais para chamar a atenção do público. Um exemplo, na vida real, é colocar falsos turistas na rua e pedir a um passante que faça uma foto do grupo para, então, falar sobre os benefícios da câmera fotográfica que está sendo usada.
A Sony-Ericsson apelou para essa tática, quando contratou atores para tirar fotografias usando o celular com câmera fotográfica T68i no Empire State Building, em Nova York (www.business-opportunities.biz/
archives/2002/08/30/2009.php
).
Na rede, há sites que dão dicas para aplicar a estratégia de "stealth marketing" e burlar a proibição de propaganda em grupos de discussão. Entre elas, o internauta deve postar centenas de anúncios (www.tincher.to/stealth.htm).
Essa tática, no entanto, está gerando protestos por parte do mercado. Leia texto sobre o tema em denver.bizjournals.com/
denver/stories/2004/02/16/story6.html
.
Para fazer o download gratuito do livro "Online Stealth Marketing", pegue o arquivo de 470 Kbytes em www.mailsbroadcast.com/
download.ebook.marketing.htm
.
Sobre a guerrilha de marketing, que mascara publicidade com o uso de grupos nas ruas, leia a página www.cbsnews.com/stories/
2003/10/23/60minutes/main579657.shtml
. (MZ)


Texto Anterior: Rede dá mais velocidade à mentira
Próximo Texto: Dicas para fugir de sites falsos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.