São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explorar opções incrementa pesquisa

DA REUTERS

Quando você faz uma busca na rede, você encontra um monte de informações, mas não a resposta que você queria? Se você respondeu sim, você não está sozinho.
Milhões de pessoas acessam diariamente o Google, mas nem todos os usuários experimentaram clicar nas abas que permitem a busca de imagens, artigos e grupos de discussão.
Aprender alguns truques simples de busca também pode melhorar os resultados. Quando você coloca nomes ou frases entre aspas, você está dizendo à ferramenta de busca que selecione e apresente somente as páginas em que aquelas palavras aparecem lado a lado.
Outra recomendação é explorar todas as possibilidades. Para fazer isso, os usuários devem testar a página principal de busca do Yahoo! (www.search.yahoo.com), disse Greg Note, bibliotecário da Montana State University e editor do Search Engine Showdown (www.searchengineshowdown.com), site que acompanha o mercado de ferramentas de busca.
Os especialistas não estavam particularmente confiantes em relação a mecanismos de metabusca, como o Dogpile (www.dogpile.com), que compila resultados dos maiores sites de busca. Mas uma nova geração de engenhos, como o Vivisimo (www.vivisimo.com), separa os resultados por categoria, facilitando a leitura. Na mesma linha estão os sites Grokker (www.grokker.com) e Kartoo (www.kartoo.com).

Páginas inacessíveis
As ferramentas indexam bilhões de páginas, mas não conseguem extrair muitas informações públicas e gratuitas hospedadas em bancos de dados acessíveis pela rede. O resultado é um vácuo de informações ao qual alguns se referem como "web invisível".
Isso significa que os buscadores provavelmente estão ignorando acervos como o Bartleby.com (www.bartleby.com), banco de dados sobre literatura, e o PubMed (www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi), que é mantido pelo governo dos EUA e possui mais de 14 milhões de citações de artigos de biomedicina.


Tradução de Angela Caracik


Texto Anterior: Buscador busca imagem em 3D na rede
Próximo Texto: Site já oferece conta de e-mail com 1 Gbyte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.