São Paulo, Quarta-feira, 21 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora apresenta obras na rede

MARIA ERCILIA
Editora de Internet

Uma pequena editora brasileira começa a se aventurar no mundo dos livros sem papel e da música sem disco. A BMGV acaba de estrear com um pequeno catálogo de livros a preços que vão de R$ 2 a R$ 5, em disquete ou por e-mail.
Entre os autores que se aventuraram a soltar suas obras na Internet estão José Roberto Torero, Jorge Salomão e os jornalistas Thales de Menezes (da Folha), Leão Serva e Renato Pompeu.
A editora Ana Flávia Miziara acredita que a BMGV terá um começo "discreto", mas que, dentro de seis meses a um ano, o público estará adaptado a esse tipo de livro. As obras são oferecidas em "Word" ou para computadores de mão (Palm Pilot).
Luís Carlos Eiras leu sobre a BMGV e colocou nela também seu livro inédito, "O Teste de Turing".
Os autores recebem uma parcela de direitos autorais de 10% a 50%. A BMGV é uma das pioneiras nesse tipo de venda. Inspirou-se na Online Originals (www.onlineoriginals.com), editora inglesa que conseguiu incluir um de seus autores na lista de indicados para o Booker Prize inglês.
A BMGV (www.bmgv.com.br) é também uma "gravadora" -seus músicos vão de Jorge Mautner à DJ Andrea Gram, passando por Língua de Trapo e Kiko Zambianchi. O esquema é semelhante: o comprador adquire as músicas individualmente e as recebe em formato wave ("Windows"), Aiff (Mac) ou MP3.


Texto Anterior: E-books tentam atrair leitores
Próximo Texto: Brasileiros vendem pela rede
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.