São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Episódios têm desdobramentos na internet

DA REPORTAGEM LOCAL

"Lost" é um bom exemplo de como a televisão pode ser feita em colaboração com os internautas. A série, sobre os sobreviventes de um acidente aéreo, tem vários desdobramentos na internet.
Em fóruns, blogs, podcasts e games, os mistérios da trama são discutidos por internautas. A experiência de assistir ao seriado, portanto, é uma para quem o acompanha on-line, e outra para quem se contenta com uma hora de episódio.
"Os produtores colocam dicas e histórias que fazem parte da história em jogos, como o Lost Experience e o Find 815, em que foram divulgados vídeos sobre a Iniciativa Dharma, por exemplo", diz Daniel Melo, administrador do portal LostBrasil.com, que tem mais de 170 mil cadastrados.
Mas a articulação pode gerar problemas. A equipe do LostBrasil já foi ameaçada, na época em que fazia legenda para os episódios. "Tentamos convencer a distribuidora de que não tínhamos nenhum lucro em cima disso", diz Melo.
Na segunda-feira, a coluna Mônica Bergamo, na Folha, informou que a Polícia Federal prepara uma blitz contra sites de legendagem. Já foram mapeados 19 sites, cujos donos podem responder pelo crime de produção de conteúdo pirata, pois os textos também são protegidos pelas leis de direitos autorais. (DA)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Fãs se articulam para ver séries no micro
Próximo Texto: Baixar séries não é crime, mas infração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.