São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa "Urbano" leva internet para televisão paga

DA REPORTAGEM LOCAL

O programa de TV começa em um fórum na internet, em que usuários discutem idéias sobre os futuros temas.
Antes da transmissão, internautas de diversas partes do país são convidados a discutir o assunto escolhido via webcam, ao vivo.
Enquanto isso, no blog, são mostrados os bastidores da produção. Quando vai ao ar, o programa "Urbano" leva a internet para a televisão.
Apresentado por Renata Simões, o programa (globosat.globo.com/multishow/tv/programas/urbano.asp) é transmitido às quintas-feiras, às 21h15, pelo canal pago Multishow.
"A idéia é falar sobre esses dois mundos, o da televisão e o da internet, com foco na cultura urbana contemporânea", diz a apresentadora.
Os temas do "Urbano" variam de lendas urbanas à falta de tempo, passando, é claro, por temas ligados à internet, como conexões reais via redes sociais virtuais.
Apesar de ter a tecnologia como conceito e estrutura, o "Urbano" esbarra em limitações. "Para uma pessoa participar ao vivo é preciso ter webcam, conexão mínima de 2 Mbps e tempo para gravar", diz Renata. "Às vezes dá errado. Mas dá certo também, e as pessoas se empolgam. Tem até caso de gente que chegou a se encontrar depois do programa."
Para a apresentadora, que tem blog, Flickr, Fotolog e Twitter, o futuro da televisão passa pela convergência com a internet.
"É uma convergência de conteúdo. A internet não serve só para reproduzir o que a TV passa. Precisamos de um espectador que haja como um internauta ativo, que vai atrás de informação." (DA)


Texto Anterior: Veja séries on-line
Próximo Texto: Ex-executivo da Disney acha solução para lucro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.