São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

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Agências de publicidade valorizam mídia gerada por fãs

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao baixar seriados pela internet, usuários causam mais de um problema para emissoras, produtoras e agências de publicidade, que precisam encontrar uma nova maneira de medir a audiência gerada por essa disseminação do conteúdo.
"A mídia mudou. Antes ela significava canais de televisão, e hoje pode ser apenas um site popular", segundo Simon van Wyk, analista de marketing digital da Hothouse Interactive. "É muito mais difícil medir de forma precisa a audiência de um programa porque o mercado está mais espalhado."
Uma série pode ser vista na TV, no computador, discutida em blogs e fóruns. Para dar conta e rastrear tudo, o mercado publicitário se desdobra.
Para Jeff Paiva, gerente de mídias sociais da Agência Click, se a série gera espontaneamente comentários em blogs e fóruns e passa a ser objeto de discussão em mídias feitas por usuários, forma um canal importante a ser utilizado pelos produtores e patrocinadores. "Afinal, é um diálogo iniciado pela parte mais difícil de ser alcançada, que é o consumidor", diz Paiva. (DA)


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