São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto tenta melhorar leitura de texto no celular

KATE GREENE
DA "TECHNOLOGY REVIEW"

À medida em que se tornam mais sofisticados, os telefones celulares tentam se transformar em substitutos dos laptops como ferramenta preferida dos que viajam a negócios.
Mas ver documentos e navegar pela telinha continua a ser uma experiência frustrante.
Um projeto de pesquisa do Laboratório Fuji Xerox em Palo Alto (Califórnia) pretende solucionar esse problema.
Em uma apresentação recente, os pesquisadores mostraram como a nova tecnologia, chamada Seamless Documents, consegue armazenar em um banco de dados um documento escaneado e analisar a estrutura e o conteúdo dele.
A análise identifica as seções e os parágrafos, extraindo automaticamente frases-chave que resumem cada trecho.
Quando uma pessoa acessa o documento em um telefone celular, consegue pular para uma seção marcada por uma palavra-chave ou saltar para o último parágrafo de uma página.
Quando o usuário percorre o documento, um programa instalado no aparelho redimensiona automaticamente as imagens, os títulos das seções e o texto em si à medida que diferentes elementos do layout da página aparecem na tela.
A primeira parte do projeto Seamless Documents centra-se na conversão de documentos analógicos em informações digitais e no armazenamento dessas informações em bancos de dados acessíveis na internet e nas redes de celulares.
A segunda parte envolve o programa dos celulares. O software abre o documento e apresenta as informações extraídas.
O usuário tem uma visão geral do documento, com suas frases-chave, em letras grandes, sobrepostas aos parágrafos ou segmentos, o que torna mais fácil escolher o que interessa.
Quando o usuário toca em um parágrafo, o tamanho da letra fica maior e o parágrafo é reposicionado na tela para facilitar a leitura. Em uma janela de navegação ao lado da tela, pode-se ver a localização na página da seção que foi aumentada.
Os pesquisadores ainda vão realizar testes com usuários para compreender melhor como as pessoas desejam acessar documentos em seus celulares. A avaliação vai ajudar a definir a aparência e o funcionamento do software no futuro.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Mantenha documentos e textos on-line
Próximo Texto: Primeiras impressões: Portátil da HP eleva padrão da categoria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.