São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transferir arquivos do telefone envolve gastos

Envio de filmes é cobrado conforme tamanho do documento e cabos de transferência são caros

DA REPORTAGEM LOCAL

Celulares com câmera deixaram de ser uma extravagância para figurar nas liquidações das operadoras, mas a queda no preço dos aparelhos não foi repetida quando o assunto são os acessórios e os serviços.
Quem pretende levar filmes feitos em um celular para um PC ou para a internet precisará gastar algum dinheiro. Em um primeiro momento, a maneira mais acessível de transportar os filmes é enviar os arquivos via e-mail. Dessa forma, o conteúdo armazenado no celular vai direto para internet e, em poucos segundos, fica acessível a um PC. Apesar da praticidade, o custo dessa operação pode variar bastante. As operadoras cobram pela quantidade de dados trocados, e não pelo tempo de conexão. Dependendo do plano contratado, os primeiros Kbytes podem ser baixados gratuitamente ou pode haver cobrança adicional se um certo limite for ultrapassado.
Um vídeo de 15 segundos, feito com um celular básico, tem cerca de 150 Kbytes.
Outra saída para transferir dados do celular para o PC é a compra de cabos especiais, que ligam telefones e computadores usando a porta USB.
Essa facilidade tem preço alto. Geralmente, os cabos servem apenas para um modelo específico de aparelho e custam entre R$ 70 e R$ 250. (JB)


Texto Anterior: Modelos abandonam fitas para agradar aos iniciantes
Próximo Texto: 150 Kbytes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.