São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravação requer cartão extra

DA REPORTAGEM LOCAL

Durante uma filmagem, uma das principais limitações das câmeras fotográficas digitais é a falta de espaço interno.
As câmeras, com suas configurações originais, não suportam muitos minutos de vídeo. Geralmente, têm menos de 60 Mbytes de capacidade e vêm com cartões de memória com limites reduzidos.
Como parâmetro, basta o exemplo de um arquivo de vídeo de 30 segundos, feito com uma câmera de 6 Mpixels, que ocupa cerca de 15 Mbytes.
Assim, quem pretende usar a câmera fotográfica como filmadora precisa investir em um cartão de memória espaçoso, com 512 Mbytes ou mais.
Donos de modelos compatíveis com os cartões SD podem encontrar memórias de até 2 Gbytes no mercado brasileiro por cerca de R$ 250.
Quem tem câmeras sofisticadas, que têm memória Compact Flash, conta cartões de 4 Gbytes, que custam por volta de R$ 1.350.
O problema da falta de espaço interno para os vídeos também atinge os celulares. Os modelos mais novos, entretanto, são compatíveis com cartões de expansão de formatos populares. Um exemplo são os aparelhos que usam o formato miniSD, uma versão reduzida dos cartões SD que pode ser encaixada com ajuda de um suporte em máquinas que aceitam o formato original. (JB)


Texto Anterior: Quanto é?
Próximo Texto: Equipamentos: Uso básico: EasyShare C300
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.