São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Softs leves ajudam a editar vídeos

ESTÚDIO EM CASA Com pouca exigência de memória do computador, programas gratuitos são capazes de cortar e de organizar cenas de filmagens caseiras; confira algumas das opções disponíveis

DA REPORTAGEM LOCAL

Editar vídeos é uma tarefa que combina com máquinas potentes. Aplicar efeitos especiais e codificar alguns minutos de imagens pode durar uma eternidade em PCs comuns.
Mesmo assim, usar o micro apenas para organizar cenas e colocar legendas é possível.
Os requisitos básicos são alguns gigabytes de espaço livre no disco rígido e pelo menos 512 Mbytes de memória.
Quem tem máquinas menos potentes também pode se aventurar, mas a lentidão das operações é frustrante.

Sem custo
Entre as opções gratuitas, destacam-se o Windows Movie Maker e o VirtualDub. O primeiro é um programa para edição básica de vídeos que acompanha o sistema operacional da Microsoft desde a versão Millenium Edition. O outro é um soft de código aberto que conta com uma legião de fãs, que criam acessórios para ampliar e melhorar suas funções.
Antes de escolher entre um ou outro, convém experimentar e estar ciente das limitações de cada programa.
Disponível na opção Acessórios, do menu Iniciar, Programas, o Movie Maker imita os trejeitos do próprio Windows.
É possível usar o mouse para arrastar e soltar trechos de cenas e aplicar pequenos efeitos.
Apesar de usar a mesma base do Windows Media Player, porém, o editor de vídeos da Microsoft apresenta uma série de limitações. Há restrições em relação aos formatos de vídeo digital aceitos e não são raros os problemas que causam o fechamento súbito do programa.
Desses males, o VirtualDub não padece. Com aparência simples, o soft faz bem as funções básicas: recortar e colar cenas e converter formatos.
Tudo o que o usuário vai precisar fica dividido entre um painel de controles na parte inferior da tela e as opções do menu. Aqueles que buscam mais sofisticação devem experimentar programas como o Adobe Premier Elements, que tem um grande leque de opções. (JB)


Texto Anterior: Direto: VDR-D100PL
Próximo Texto: Conheça os principais formatos de compactação e seus softs tocadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.