São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

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Portais para publicação de conteúdo não cobram taxa e são fáceis de usar

DA REPORTAGEM LOCAL

Na internet, o cineasta amador é o seu próprio produtor, mas a tarefa de levar os filmes digitais ao público não requer nenhum conhecimento de mercado ou investimento. Neste ano, o número de sites que abriga e exibe arquivos de vídeo digital cresceu rapidamente. Seguindo o sucesso do You- Tube, portais como AOL, Google, MySpace e Yahoo! investiram em páginas para guardar e mostrar os filmes caseiros de seus usuários.
Empresas menos conhecidas, como a Vimeo (www.vimeo.com) e a iFilm (www.ifilm.com), também começaram a apostar nesse setor. Bom para os usuários, que ganham opções e continuam a publicar suas obras sem precisar pagar.

Segredos do sucesso
Para tornar um vídeo popular, é preciso entender a técnica das etiquetas virtuais, chamadas tags. Com elas, você classifica o conteúdo de seus arquivos, que são enquadrados em categorias temáticas, o que facilita que outras pessoas encontrem seus vídeos.
Não há número definido de tags para cada arquivo. O ideal é usar a criatividade na hora de etiquetar seus vídeos. Em um filme sobre futebol, vale colocar os nomes dos times e dos jogadores, a data da partida e termos em inglês e em português.

Qualidade pasteurizada
Não importa se as imagens foram capturadas com uma filmadora profissional ou com um celular. Os hospedeiros de vídeo digital convertem os arquivos enviados para um formato com qualidade baixa.
A idéia é agilizar a exibição do conteúdo e tornar o site mais rápido como um todo. O tamanho dos vídeos na tela, no final das contas, fica sempre igual, independentemente do seu formato original, e só a nitidez da imagens varia um pouco. (JB)


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