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Portais para publicação de conteúdo não cobram taxa e são fáceis de usar
DA REPORTAGEM LOCAL
Na internet, o cineasta amador é o seu próprio produtor,
mas a tarefa de levar os filmes
digitais ao público não requer
nenhum conhecimento de
mercado ou investimento. Neste ano, o número de sites que
abriga e exibe arquivos de vídeo
digital cresceu rapidamente.
Seguindo o sucesso do You-
Tube, portais como AOL, Google, MySpace e Yahoo! investiram em páginas para guardar e
mostrar os filmes caseiros de
seus usuários.
Empresas menos conhecidas, como a Vimeo (www.vimeo.com) e a iFilm (www.ifilm.com), também começaram a apostar nesse setor. Bom
para os usuários, que ganham
opções e continuam a publicar
suas obras sem precisar pagar.
Segredos do sucesso
Para tornar um vídeo popular, é preciso entender a técnica
das etiquetas virtuais, chamadas tags. Com elas, você classifica o conteúdo de seus arquivos, que são enquadrados em
categorias temáticas, o que facilita que outras pessoas encontrem seus vídeos.
Não há número definido de
tags para cada arquivo. O ideal é
usar a criatividade na hora de
etiquetar seus vídeos. Em um
filme sobre futebol, vale colocar os nomes dos times e dos jogadores, a data da partida e termos em inglês e em português.
Qualidade pasteurizada
Não importa se as imagens
foram capturadas com uma filmadora profissional ou com
um celular. Os hospedeiros de
vídeo digital convertem os arquivos enviados para um formato com qualidade baixa.
A idéia é agilizar a exibição do
conteúdo e tornar o site mais
rápido como um todo. O tamanho dos vídeos na tela, no final
das contas, fica sempre igual,
independentemente do seu
formato original, e só a nitidez
da imagens varia um pouco.
(JB)
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