São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Extermine soft desinstalado

"O que fazer quando o Windows XP não consegue retirar o nome de um software que já foi desinstalado pelo programa Adicionar ou remover programas do Painel de controle? Quando tento fazê-lo, aparece a mensagem "Unable to locate the installation log file". Outra situação é aquela em que o nome de um programa desinstalado continua aparecendo na lista de programas instalados."
EDGAR M. BARROS

Resposta: A remoção de qualquer programa instalado no Windows XP deve, rigorosamente, seguir os procedimentos de desinstalação do Windows ou do software.
Para realizar essa tarefa, inicialmente, use a ferramenta de desinstalação do próprio programa, que normalmente aparece em sua pasta ou em seu menu de instalação. Caso não encontre essa opção, ative o Painel de controle e recorra ao comando Instalar/desinstalar programas.
Às vezes, quando um programa é apagado por remoção direta de sua pasta, podem ficar sobrando muitos arquivos que faziam parte dele, mas que foram instalados em outros diretórios -além de algumas entradas no registro do Windows. Esses itens requerem um cuidado especial, pois podem enganar o sistema operacional e até causar prejuízos ao seu bom funcionamento.
No entanto, o usuário deve saber que, mesmo seguindo os procedimentos adequados, existe a possibilidade de que algum lixo fique para trás.
Para resolver e evitar esse tipo de problema é que existem alguns programas especializados em limpar de vez essa sujeira do computador.
Alguns deles são o Smart Uninstaller, o Uninstall It Pro, o EasyCleaner e o Clean Assistant, que podem ser obtidos em sites de download como o www.tucows.com.br. Procure por esses programas na categoria chamada disk utilities -ou utilitários de disco, em português. (JAR)

Texto Anterior: Canal aberto: Formatos deDVD variam
Próximo Texto: Agilize a interface
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.