São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPANHA ELETRÔNICA

Serviços de órgãos públicos disponíveis pela internet e inclusão digital estão entre as propostas

Informatização do governo é promessa

DA REPORTAGEM LOCAL

As promessas dos candidatos que estão na frente nas pesquisas de intenção de votos para o cargo de governador do Estado de São Paulo são parecidas: informatização dos órgãos do Estado e criação de serviços pela rede, para extinguir a necessidade de o cidadão ir até as repartições públicas.
O atual governador de São Paulo e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), afirma que sua gestão em curso já focou a informatização.
"Criamos um sistema de informação interna, uma rede que integra todos os órgãos do governo do Estado. Isso gerou rapidez e precisão no fluxo de informações, dando mais eficiência às ações de governo", diz o candidato que continua afirmando que o programa segue visando "a aproximação dos serviços públicos do cidadão, como o Poupatempo, Plantão Eletrônico e Detran".
Alckmin diz que a previsão é continuar agindo na área de informatização, com o foco, agora, voltado para a inclusão digital. "O Programa Acessa São Paulo, por exemplo, tem como meta realizar uma média de 8 milhões de atendimentos por ano." Segundo o candidato, todas essas ações já gerariam a necessidade de compra de equipamentos e softwares.
Outra promessa do candidato é a criação da "Central Pública de Inclusão Digital", proposta para funcionar em um dos prédios desativados do Carandiru.
Liderando as pesquisas de intenção de voto, o candidato do PPB, Paulo Maluf, também coloca a compra de softwares e equipamentos pelo governo como uma consequência do processo de informatização da máquina administrativa.
Maluf pretende, também, criar sites que ofereçam serviços públicos pela rede. "É um absurdo que as pessoas, quando precisam do governo, tenham de ir às repartições públicas", diz o candidato. "Em toda secretaria de Estado ou órgãos do governo, haverá um website à disposição do contribuinte, não para fazer propaganda do governo, mas para fornecer informações aos interessados." O candidato ainda afirma que o ensino de informática nas escolas da rede estadual é uma prioridade, além de programas de inclusão digital. "Quem não se dispuser a fazer isso ficará para trás", justifica Maluf.
Leia mais detalhes sobre a candidatura de Alckmin em www.geraldo45.org.br. Sobre Maluf, visite o site do partido do candidato em www.ppbsp.org.br. (HELOISA HELENA LUPINACCI)


Texto Anterior: Associações querem revisão de impostos
Próximo Texto: Inclusão digital está entre metas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.