São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Desafio é montar banda e lutar pelo sucesso no mundo virtual; jogo desenvolvido por brasileiro funciona on-line

Games usam roqueiros como inspiração

THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O bom e velho rock and roll tem servido de inspiração para criação de alguns jogos eletrônicos, tentando atrair os fãs do gênero. Dentre os lançamentos mais recentes, estão Rock-Ville e Rock Manager.
Desenvolvido pelo brasileiro Luciano Bonachela, Rock-Ville é um game on-line que coloca o usuário na pele de um músico em busca da fama. É muito fácil jogar: basta cadastrar-se no site www.rock-ville.com e estar conectado à internet, já que a jogatina ocorre pelo navegador. A "vila" fictícia tem estúdio de gravação e vários outros edifícios, cada um com sua função específica.
O objetivo principal é fazer sucesso. Tudo começa na montagem da banda, arregimentando os integrantes -controlados pelo computador- e usando com sabedoria o orçamento limitado, pois em Rock-Ville -como na vida real- cada ação tem um custo: compor uma música, gravar um CD, uma fita demo etc.
Se tudo der certo, a banda vinga e consegue encaixar suas canções na rádio, conquistando fãs e, finalmente, agendando shows. As apresentações e a venda dos CDs vão ajudar na recuperação dos investimentos e também na geração de lucro. Dentro do espaço virtual de Rock-Ville, a banca reúne o ranking com os usuários mais bem-sucedidos do jogo.

Mais requintes
Lançado no mês passado, o game Rock Manager tem estilo semelhante ao de Rock-Ville, porém com mais requintes.
Aqui, o jogador é o produtor musical de uma banda que ele mesmo personaliza, criando desde planos de marketing até o design das capas dos discos.
De vez em quando, acontecem desentendimentos entre os integrantes e, nessa hora, é preciso astúcia para administrar os ânimos dos artistas, pois uma briga pode encerrar de maneira desastrosa a carreira da banda.
Rock Manager não tem lançamento previsto no Brasil e, nos EUA, custa cerca de US$ 20. Uma versão demo, com aproximadamente 97 Mbytes, está disponível para download no site oficial do jogo (www.rockmanager.net).

Antiguidade
Outra opção é um game baseado na banda Kiss. Lançado em meados de 2000, Kiss: Psycho Circus é ideal para os amantes dos jogos de ação.
Monstros surgem de todos os lugares, e sua missão é exterminá-los. Mas os fãs podem se decepcionar, pois as músicas do Kiss aparecem apenas esporadicamente. O game é distribuído no Brasil pela Greenleaf.


Théo Azevedo é editor do site www.theogames.com.br


Texto Anterior: Origens: Site revela o significado de nomes
Próximo Texto: CDs auxiliam a aprimorar técnica no violão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.