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Anúncio deve ganhar voz no Skype
DA REPORTAGEM LOCAL
Imagine quanto vale um programa que, a qualquer momento
do dia ou da noite, tenha de 1 milhão a 3 milhões de usuários on-line. A resposta foi dada na semana
passada, quando esse mesmo
programa, o Skype, que permite
aos internautas conversarem gratuitamente via voz usando o PC,
foi adquirido pela soma de US$
2,6 bilhões -montante que remete à época áurea dos negócios
pontocom, antes do estouro da
grande bolha da internet.
O comprador foi o site de leilões
eBay, que viu no Skype a perspectiva de reproduzir os links patrocinados que enriqueceram o Google e que, agora, poderão ser veiculados via voz. Outro chamariz
foi a possibilidade de integrá-lo ao
banco on-line PayPal para fazer
cobranças quase automáticas das
ligações para telefones comuns.
Astronômico
A velocidade e a rapidez com as
quais o Skype cresceu são assombrosas. Criado em 2003, pela mesma dupla que inventou a rede de
troca de arquivos Kazaa, Niklas
Zennstrom e Janus Friis, o programa foi um dos grandes responsáveis pela popularização da
VoIP entre usuários residenciais.
Até o fechamento desta edição, o
site computava mais de 168 milhões de downloads.
Assim como o Kazaa (que dispõe de versão com o programa de
conversas integrado), o Skype é
baseado em peer-to-peer (P2P),
redes em que os usuários têm capacidades equivalentes de receber
e de enviar dados -no caso do
Skype, suas vozes. Ao completar
um ano de existência, o programa
já contava com quase 20 milhões
de usuários. Hoje, são 54 milhões
de pessoas, com mais de 1 milhão
de usuários brasileiros.
Apesar de pequena no cenário
internacional, a quantidade de
brasileiros é bastante representativa, se levarmos em conta que o
programa requer uma conexão de
banda larga à qual nem todos os
internautas brasileiros têm acesso. O Skype é usado por 9,29%
dos usuários residenciais do país,
quase um em cada dez.
Além de sua versão mais conhecida, gratuita e que pode ser baixada em www.skype.com com
versões para Windows, Mac e Linux, o Skype oferece outras modalidades de VoIP.
Uma delas é o SkypeOut, com a
qual é possível fazer ligações para
telefones fixos e para celulares. Indisponível no Brasil, ela implica
na aquisição de créditos para pagar tarifas que variam de US$
0,023 a US$ 1,19 por minuto, dependendo do local de destino.
Já o SkypeIn é um serviço de
compra de linhas virtuais para fazer e receber ligações. O Skype
Zones, disponível no Brasil, oferece ligações em redes Wi-Fi de hotéis e cafés (hotspots) mediante
mensalidade de US$ 7,95.
(MB)
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