São Paulo, quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeonatos estimulam desenvolvimento da área

DA REPORTAGEM LOCAL

Disputas entre robôs -em sua maioria, organizadas com o envolvimento de universidades- tentam promover o crescimento da área das mais variadas maneiras em todo o mundo. E as maneiras são tão diferentes que vão do sumô ao mundo das artes.
Uma dessas competições de sumô (são muitas, e em todo o mundo) ocorreu no Brasil, em setembro, na etapa paulista da Olimpíada Brasileira de Robótica (obr.ic.unicamp.br). Ganhava quem colocasse o robô oponente para fora da arena.
Já na Califórnia, a disputa é entre robôs-insetos (calbugs.com). No dia 24 deste mês, as máquinas devem se vestir (sim, haverá uma disputa paralela pelas melhores fantasias) e participar de uma competição de Dia das Bruxas.
Também na Califórnia ocorreu, entre julho e agosto, uma competição entre veículos autônomos que navegam embaixo da água. Baixe vídeos em bit.ly/robonaagua.
Envolvendo o mundo das artes, uma disputa entre os robôs mais bem desenhados ocorreu em setembro de 2008 na Irlanda. A Artbots (artbots.org) trouxe 15 trabalhos da arte robótica de nove países. Veja os trabalhos que participaram em bit.ly/roboarte.
Há também quem coloque as máquinas para disputar uma partida de futebol. A Fira (www.fira2009.org) foi em agosto, na Coreia do Sul, e promoveu uma espécie de Copa do Mundo de robôs -com um congresso sobre robótica ocorrendo em paralelo, é claro.
Além disso, existe uma espécie de Olimpíada de robôs. O Robogames (www.robogames.net) teve diferentes provas como disputa entre humanoides que andam, provas de kung fu entre androides, golfe e basquete. A edição de 2010 da olimpíada ocorre em abril.
Ainda no último fim de semana, a Nasa fez sua parte e promoveu uma competição entre robôs que participaram de escavações em um solo que simulava o da Lua (www.regolith.csewi.org). De acordo com o site UPI, a ideia da agência espacial norte-americana é encontrar um jeito melhor de lidar com toda a poeira do solo lunar. Foram 23 times dos Estados Unidos lutando por um prêmio de nada menos que US$ 750.000.

Mais
Veja listas com algumas competições mundiais feitas entre robôs nos sites bit.ly/competicoesderobos e bit.ly/competicoesderobos2. (AD)


Texto Anterior: Robotec traz avanços da tecnologia para Curitiba
Próximo Texto: Reportagem de capa: Consumidor ainda paga caro por robôs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.