São Paulo, quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

Corinthians vira C. Paulistano na nova edição de Fifa

BUROCRACIA >> Por falta de licenciamento, 12 dos 20 times brasileiros ganham nome, escudo e uniforme fictícios no jogo

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No gramado, o estádio está lotado para ver C. Paulistano contra S. Litoral, um dos clássicos mais populares do Brasil. Achou estranho? Em Fifa 10, que acaba de chegar às lojas, esses são os nomes de Corinthians e Santos, respectivamente. Das 20 equipes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, somente oito aparecem no game com nome, escudo e uniformes reais.
De acordo a Electronic Arts, por causa da troca da empresa responsável por fechar os contratos com os times brasileiros, não houve tempo para licenciar todos eles para o game. Com isso, além de Corinthians e Santos, outras equipes tradicionais, como Grêmio, Internacional e Vitória, também aparecem com nome, uniforme e escudo fictícios. Apenas as escalações são reais.
É um retrocesso para a série, já que boa parte da popularidade de Fifa no Brasil se deve ao licenciamento das equipes oficiais, além da narração em português -essa, pelo menos, segue intacta em Fifa 10, com Nivaldo Prietto e Paulo Vinicius Coelho, o PVC.
Já dentro de campo a bola rola mais que redonda: se anos atrás Fifa corria atrás de Winning Eleven (hoje conhecido como Pro Evolution Soccer), atualmente as duas séries de futebol virtual estão, no mínimo, equilibradas em termos de realismo e diversão.
Quem jogar Fifa 10 vai perceber que há tempos acabou a época em que era moleza marcar gols.
A EA Sports dedicou bastante atenção ao Manager Mode, modalidade que transforma o jogador em gerente e técnico do time. Os placares finais das partidas levam em conta não só a qualidade dos jogadores mas também o esquema tático. Já as transferências de atletas são influenciadas pelo prestígio do clube e pela concorrência do mercado.
Em um jogo como Fifa 10, em que as partidas são quase sempre equilibradas, os dribles têm uma importância fundamental na hora de diferenciar um jogador do outro. A nova versão oferece mais alternativas para fintas, que não apenas deixam a disputa mais bonita e diferente, mas colocam o craque na cara do gol. Agora até o goleiro parece mais atento, principalmente em lances que exigem reação rápida, como saídas do gol.
A versão para PC, infelizmente, ainda utiliza uma versão antiga da tecnologia gráfica, indicando que a EA Sports está preocupada em garantir que PCs modestos consigam executar o jogo adequadamente. É notável a diferença de qualidade gráfica, para melhor, nas produções para consoles de alta definição. Por isso mesmo, é no PlayStation 3 e no Xbox 360 que Fifa 10 tem suas melhores versões.
Os preços também são bastante diferentes, indo de R$ 100, na versão para PC, a R$ 230, na versão para PlayStation 3 e Xbox 360.
Liberado para todas as idades, Fifa 10 tem versão demo para PC em bit.ly/4efxwG.


Texto Anterior: Netbook se destaca por alta resolução da tela
Próximo Texto: Sistema operacional: Windows 7
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.