São Paulo, quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Potência máxima

Saiba como escolher um computador ideal para seu uso; confira modelos de micros e dicas de como configurar uma máquina potente e resistente às renovações do mercado

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

Quando dinheiro não é problema, tudo fica mais fácil na vida. Ou mais complexo, pois as opções se multiplicam, as possibilidades emergem de pontos inesperados e os limites já não são mais tão definidos.
Assim é também no campo da escolha do computador. Se você decidir investir na máquina dos sonhos, não fica restrito a micros prontos, configurações limitadas, restrições em nome do custo/benefício.
Pode até sonhar com um computador tão poderoso que lhe seja útil por dez anos -essa, por sinal, foi a pergunta que fez um leitor ao consultor José Antonio Ramalho, responsável pela coluna Canal Aberto.
É bem verdade que dificilmente o sonho vá se tornar realidade, por mais dinheiro que você invista no equipamento. Isso porque a evolução dos programas é muito rápida, e eles pedem cada vez mais da máquina. É uma corrida maluca entre o hardware (o equipamento) e o software (os programas e os jogos), em que um lado está sempre puxando o outro, exigindo mais desempenho, mais velocidade.
De qualquer forma, quanto mais poderosa for a máquina que você comprar hoje, mais tempo ela resistirá às solicitações dos novos softwares. Mas não basta que seu computador tenha um processador velocíssimo, tal qual o cérebro de um supergênio: é preciso que os outros componentes da máquina tenham uma relação ótima com o cérebro para que tudo funcione em harmonia. E o sistema deve ser capaz de crescer (fazer upgrade), de responder a exigências futuras -pelo menos por algum tempo.
Para montar um computador nessas condições, Ramalho foi às compras na rua Santa Efigênia, o território paulistano dos eletrônicos, e escolheu componentes para a máquina superpoderosa. Também avaliou alguns modelos prontos, de marcas tradicionais.
Veja a seguir os resultados e confira o que você precisa saber para escolher bem o seu computador ideal -mesmo que ele não seja o mais caro e poderoso do mercado.
Completando o serviço, selecionamos alguns acessórios de altíssimo desempenho para casar com sua supermáquina, como câmeras digitais e celulares inteligentes.

Texto Anterior: Acontece na internet
Próximo Texto: 45 nanômetros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.