São Paulo, quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Lexmark X4550 imprime por wireless

MULTIFUNCIONAL Impressora permite que usuário envie fotos de cartão de memória da câmera digital ou de pendrive

CAETANO TRAIANA JÚNIOR
CARLOS AUGUSTO MACHADO TRAIANA

ESPECIAL PARA A FOLHA

A multifuncional Lexmark X4550, que acaba de chegar ao mercado, tem como principal atrativo a introdução da capacidade wireless. Mas a impressora tem muito mais do que isso.
Ela traz tecnologia de impressão fotográfica de ponta e não precisa nem de um computador, pois imprime fotos diretamente da memória da câmera fotográfica ou de um pendrive.
A impressora permite aplicar efeitos às fotos, como redução de olho vermelho. Ainda funciona como scanner e fotocopiadora. Com um preço em torno de R$ 700, apresenta um bom custo/benefício.

Instalação
Ao abrir a caixa, encontra-se o CD de instalação, cujo programa apresenta duas opções: uma para se a impressora está sendo configurada pela primeira vez e outra para se ela já está configurada e vai ser instalada em um novo computador.
Para a primeira configuração é apresentado um passo-a-passo que inclui como soltar corretamente adesivos, desdobrar bandejas de alimentação e saída de papéis e colocar os cartuchos de tinta. Isso contorna a possibilidade de um consumidor mais desavisado, ao ler wireless, imaginar que a impressora não precisa nem do fio de eletricidade.
Ela pode ser configurada para atuar em uma rede sem fio ou ligada via cabo USB a um computador -nesse caso, o micro pode atuar como servidor de impressão ligado a uma rede.
Se for usada numa rede usando a opção wireless, só é preciso o roteador estar ligado. Para outros computadores utilizarem a impressora por cabo USB, é necessário que o computador em que o produto está conectado esteja ligado.
Configurada a conexão da impressora, são detectadas as redes disponíveis, e o usuário seleciona em qual delas deseja habilitá-la e se quer algum esquema de segurança -os padrões disponíveis são WEP, WPA e WPA2. Os drivers são instalados automaticamente. Para usá-la em outro computador, coloca-se o CD de instalação e indica-se que a impressora já está configurada. O computador será configurado automaticamente.

Textos
Segundo o fabricante, a velocidade máxima de impressão de textos em preto-e-branco é de 26 páginas por minuto. No entanto, esse número só é atingido com páginas configuradas para obter o melhor resultado, o que depende do tipo de fonte usada, média de caracteres por linha, separação e número de linhas em branco.
Optamos por usar os textos normais do dia-a-dia, para avaliar a velocidade real da impressão, e as medidas variaram de 9 a 13 páginas por minuto, bem abaixo das 26 páginas descritas pelo fabricante. Por outro lado, a qualidade de impressão é muito boa, e não ocorreu nenhum caso de atolamento de papel ou de o equipamento puxar mais de uma folha.

Fotos
Nos dias de hoje, em que câmeras digitais estão em nossas mãos o tempo todo, quando escolhemos uma impressora queremos saber se ela realmente tem uma boa qualidade de impressão. A X4550 possibilita várias opções de impressão. Uma delas é a Borderless, que imprime a folha inteira sem deixar nenhuma borda branca.
Outra opção que poderia ser uma idéia boa, mas não funciona direito, é a seleção automática do tipo de papel. A impressora teoricamente deveria ser capaz de detectar o tipo de papel sendo usado, mas nas tentativas que fizemos para imprimir uma foto em papel especial ou comum, quando deixada a opção para a própria impressora, ela sempre imprimiu como se o papel fosse comum.
A velocidade de impressão também ficou bem abaixo do especificado de até 6 páginas por minuto. A velocidade de impressão de duas fotos tamanho 15x10cm por página A4 chegou a duas páginas por minuto. Já a impressão de uma folha A4 Borderless chegou a demorar cinco minutos. A Lexmark X4550 ainda pode usar cartucho colorido especial para fotos, mas essa opção não foi enviada para os testes.

Sem um computador
Uma das características muito atraentes da impressora é sua capacidade de imprimir fotos digitais diretamente de um leitor de memória ou da câmera digital, via um cabo USB, usando a tecnologia PictBridge.
A impressora tem um mostrador de cristal líquido de três linhas, usado para interagir com o usuário. Não é tão charmoso quanto o de outras, que mostram as fotos, mas é fácil de ser usado. O usuário pode imprimir as fotos diretamente do cartão, da câmara conectada pelo cabo ou mesmo de pendrivers, selecionado o tamanho das fotos e os efeitos a serem aplicados. O usuário também pode imprimir uma amostra de cada uma -cabem até 20 fotos por folha- e marcar sua escolha. Em seguida, coloca a folha no scanner, e a impressão começa. Simples e fácil, é como se você tivesse seu quiosque de impressão particular.

Multifuncional
A X4550 também inclui um dispositivo de leitura de papel, o scanner, com capacidade de digitalização ótica de 600x1.200 dpi -por processamento digital o número pode ser elevado até 19.200x19.200 dpi.
O software que acompanha a instalação da impressora permite um grande número de opções para tratar o documento, como rotacionar, escolher a resolução da imagem, brilho etc. A máquina ainda pode ser usada como copiadora.
É interessante que também se pode redefinir o tamanho da cópia para ajustar a imagem automaticamente para outro tipo de papel, por exemplo uma cópia em que a imagem original está em um papel A4 pode ser copiada em papel A5.
Clarear ou escurecer a cópia também é simples, assim como definir se a imagem a ser copiada é de uma foto, foto com texto ou apenas texto, para que se dinamize a velocidade e qualidade da impressão.

Conclusão
No geral, a Lexmark X4550 é uma impressora com uma relação custo/benefício muito boa. Está na faixa de preço de outras multifuncionais que não têm a capacidade wireless e, exceto pelo mostrador que não visualiza fotos, tem os principais recursos que a concorrência apresenta, todos com grande facilidade de uso.
A qualidade de impressão está entre as melhores, sem apresentar problemas para o uso do dia-a-dia. Os cartuchos tanto coloridos quanto pretos estão na faixa de R$ 80, o que torna o custo por página alto, como as demais impressoras que usam a tecnologia jato de tinta.


CAETANO TRAINA JÚNIOR é professor do ICMC-USP e CARLOS AUGUSTO MACHADO TRAINA é graduando em Ciência da Computação no ICMC-USP.


Texto Anterior: Onde achar câmeras profissionais
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Saiba algumas formas de criar um arquivo no formato PDF
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.