São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celulares fazem ligação via internet usando conexão Wi-Fi

DA REPORTAGEM LOCAL

Os bate-papos à distância ganharam uma nova modalidade. Nokia e Motorola apresentaram, na semana passada, celulares capazes de se conectar sem fio à internet via Wi-Fi. Com isso, além de fazer ligações usando a rede de telefonia móvel comum, os aparelhos também permitem que os usuários conversem pela internet, usando programas de voz sobre IP (VoIP), como o popular Skype. A novidade foi uma das atrações do 3GSM World Congress, realizado em Barcelona, na Espanha, onde empresas ligadas à indústria de celulares mostraram inovações para o setor.
A principal vantagem das conversas via Wi-Fi é o preço, que, baseado no tempo de acesso à internet, acaba saindo bem mais baixo do que as tarifas cobradas para ligações via celular. Interurbanos e ligações internacionais não interferem no custo da VoIP.
A popularidade dos papos via VoIP também deve ajudar a disseminar o serviço. Cerca de 15% dos 191 milhões de assinantes de planos de banda larga usaram algum tipo de comunicação de VoIP no ano passado, segundo dados da Informa Telecoms and Media. O Nokia 6136 deve começar a ser vendido na França e, assim como o Motorola A910, chegar em breve aos EUA.

Torpedos
Os serviços de envio de mensagens instantâneas também saíram fortalecidos do congresso. Num acordo, 15 operadoras se comprometeram a trabalhar juntas para fazer com que os usuários escolham o celular em vez do computador na hora de mandar mensagens. Yahoo!, Microsoft e Google também se mostraram interessados nesse tipo de troca de recados, que, em dezembro de 2005, chegou ao recorde de 31 bilhões de torpedos enviados só no Reino Unido.
A empresa de Bill Gates anunciou ainda uma parceria com a Motorola, que, depois da lançar dois celulares compatíveis com o programa iTunes, da Apple, produzirá aparelhos que reproduzem músicas no formato WMA, do Windows Media Player. As canções serão transferidas do computador via USB. (MB)


Texto Anterior: Executivo explica o projeto literário
Próximo Texto: Canais de TV chegam às telinhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.