São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

Próximo Texto | Índice

Efeitos especiais

Transforme suas fotos com programas gratuitos ou diretamente na internet

Montagem sobre foto de Joel Silva/Folha Imagem
Imagem de Ronaldo alterada pelo Photofunia

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Está bem na foto quem gosta de aplicar efeitos divertidos nas suas imagens. E não é preciso muito esforço: a internet está repleta de sites gratuitos cheios de molduras, letras e objetos de fantasia para quem deseja enfeitar uma imagem.
Não é necessário dominar ferramentas de edição para transformar uma figura banal em uma montagem curiosa. Com poucos cliques, é possível, por exemplo, colocar seu rosto -ou o de um amigo- na face de uma moeda, pichado na parede ou na capa de uma revista.
Quem quer fazer algo mais sério também encontra boas ferramentas na rede.
Seja em softwares on-line, seja em programas gratuitos, leves e fáceis de usar, o fotógrafo de final de semana pode ajeitar a iluminação de uma imagem, alterar as cores de uma fotografia ou até eliminar aquela espinha incômoda.

Câmera digital
Além disso, em época de máquina digital e fotos aos borbotões, os programas ajudam a organizar todas as imagens do computador, identificando quais têm pessoas ou separando-as por datas, por exemplo.
Além da edição e da organização das fotos, a Folha ajuda você a utilizar melhor recursos simples do começo desse processo: a hora da captura das fotografias.
Nesta edição, veja como usufruir melhor de sua câmera digital e conheça recursos gratuitos para alterar e organizar suas fotos.

MAQUIAGEM
O site www.taaz.com, para fazer propaganda de cosméticos, permite experimentar cores, cabelos e pincéis na fotografia de um rosto do banco de dados ou enviado pelo usuário


Próximo Texto: João e Maria: Ferramenta troca idade e gênero de fotografado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.