São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Prêmio da rede destaca mídia tradicional

FIGURÕES >> Sites do "New York Times", da NBC e da BBC lideram em número de indicações o Webby Awards de 2009

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sites da mídia tradicional lideram em número de indicações a 13ª edição do Webby Awards, uma das premiações mais importantes da rede.
Entre as dezenas de concorrentes, anunciados na semana passada, os que tiveram mais indicações foram os sites do jornal "New York Times" (www.nytimes.com), com 13; da rede NBC (www.nbc.com), com 12; e da rede britânica BBC (www.bbc.co.uk), com oito.
A cerimônia será em 8 de junho, em Nova York. Para cada prêmio, há a escolha dos especialistas e a do público.

Votação
Para votar, basta acessar pv.webbyawards.com e se cadastrar. Não é obrigatório opinar em todas as categorias.
Os concorrentes estão divididos em quatro grupos: website, publicidade interativa, vídeo e móvel. A lista completa de indicados -são quase 70 categorias- pode ser vista em www.webbyawards.com.
Na categoria mais divertida -esquisita-, os destaques vão para o FAIL Blog (www.failblog.org), que reúne fotos e vídeos de situações em que algo dá muito errado, e o Cute Overload (www.cuteoverload.com), especializado em imagens fofas de animais.

Comediante
A cerimônia deste ano será apresentada pelo ator e comediante Seth Meyers, que faz parte do elenco do humorístico "Saturday Night Live".
No ano passado, alguns dos destaques da premiação foram o site da Apple (www.apple.com), que levou na categoria melhor uso de vídeo na opinião de júri e público, e o Huffington Post (www.huffingtonpost.com), considerado o melhor blog político no voto popular e no especializado.
O tradicional humorístico The Onion (www.theonion.com), que propaga notícias falsas em variados meios, também se destacou na premiação de 2008, levando dois prêmios. Neste ano, concorre em oito categorias.

Eu, eu, eu, eu, eu
O exagero no número de categorias é amenizado pela curiosa regra que permite discursos de agradecimento com, no máximo, cinco palavras.
Vencedor da categoria pessoa do ano em 2008, o ator e comediante Stephen Colbert escolheu estas: "Eu, eu, eu, eu, eu!"
Criada em 1996, quando a rede ainda engatinhava, a premiação é organizada pela International Academy of Digital Arts and Sciences (academia internacional de artes e ciências digitais), que tem entre seus membros Vint Cerf, considerado um dos pais da internet, e Matt Groening, o criador dos Simpsons, além de jornalistas e editores da revista "Wired", do "New York Times" e do "Los Angeles Times".


Texto Anterior: Show do Milhão: Ator vence CNN em competição no Twitter
Próximo Texto: YouTube organiza página com longas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.