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reportagem de capa
Aproveite os recursos da sua câmera
SAIA DO AUTOMÁTICO >> Pesquisando no manual e nos menus, dá para descobrir ajustes que economizam edição no micro
DA REPORTAGEM LOCAL
Ligar a câmera, colocá-la no
modo automático e disparar a
foto: talvez a sua relação com a
máquina fotográfica digital se
resuma a esses três passos.
Mas, se você fuçar nos menus
e no manual da câmera, pode
encontrar opção de ajustes e
efeitos predefinidos que economizam tempo em edições posteriores no computador.
Efeitos para tornar a imagem
sépia e preto-e-branco estão
entre os mais comuns oferecidos pelas câmeras digitais. Se
você for usá-los, porém, certifique-se de que a sua máquina é
capaz de manter uma cópia da
imagem inicial além da versão
alterada -caso contrário, as informações originais de cor serão perdidas, o que pode não
ser interessante.
Vale a mesma dica para recursos que permitem acrescentar desenhos engraçadinhos às
fotos (coraçõezinhos, molduras, balões de histórias em quadrinhos etc.).
Cores
Uma opção que nem sempre
salta aos olhos é a que permite
definir o nível de saturação das
imagens a serem capturadas.
Com ela, você pode fazer com
que as cores fiquem sempre
mais vivas ou mais opacas, de
acordo com o seu gosto.
Em muitas câmeras são comuns os modos de cena, com
ajustes predefinidos para situações específicas (paisagem, esportes, animais de estimação
etc.). Apesar de não fazerem
milagres, essas opções podem
gerar resultados mais satisfatórios do que os obtidos com o
modo automático.
Cada vez mais comum em
máquinas digitais, o assistente
de panoramas é uma função
das mais interessantes. Ela facilita a criação de imagens gigantes montadas a partir da
junção de várias fotos tiradas
de um mesmo local.
A funcionalidade pode mostrar as fotos que você tirou anteriormente para que você possa completá-las, ou mesmo
apenas orientá-lo a movimentar a câmera, fazendo com que
as imagens sejam capturadas
automaticamente.
Para finalizar a junção das
imagens, pode ser necessário
recorrer a um software no computador. Nas câmeras mais sofisticadas, o processo é todo
realizado no próprio aparelho.
Para quem pretende ir um
pouco mais além, algumas câmeras amadoras permitem fazer ajustes manuais, como o do
tempo de exposição. Com a máquina apoiada em alguma superfície rígida e exposição de
30 segundos, por exemplo, dá
para capturar belas paisagens
noturnas.
(RC)
RETRÔ
Meg e Jack
White, do grupo
White Stripes,
lançaram
edições
personalizadas
de câmeras
antigas; veja em
whitestripes.com/lomography/lomography.html
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