São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Aproveite os recursos da sua câmera

SAIA DO AUTOMÁTICO >> Pesquisando no manual e nos menus, dá para descobrir ajustes que economizam edição no micro

DA REPORTAGEM LOCAL

Ligar a câmera, colocá-la no modo automático e disparar a foto: talvez a sua relação com a máquina fotográfica digital se resuma a esses três passos.
Mas, se você fuçar nos menus e no manual da câmera, pode encontrar opção de ajustes e efeitos predefinidos que economizam tempo em edições posteriores no computador.
Efeitos para tornar a imagem sépia e preto-e-branco estão entre os mais comuns oferecidos pelas câmeras digitais. Se você for usá-los, porém, certifique-se de que a sua máquina é capaz de manter uma cópia da imagem inicial além da versão alterada -caso contrário, as informações originais de cor serão perdidas, o que pode não ser interessante.
Vale a mesma dica para recursos que permitem acrescentar desenhos engraçadinhos às fotos (coraçõezinhos, molduras, balões de histórias em quadrinhos etc.).

Cores
Uma opção que nem sempre salta aos olhos é a que permite definir o nível de saturação das imagens a serem capturadas. Com ela, você pode fazer com que as cores fiquem sempre mais vivas ou mais opacas, de acordo com o seu gosto.
Em muitas câmeras são comuns os modos de cena, com ajustes predefinidos para situações específicas (paisagem, esportes, animais de estimação etc.). Apesar de não fazerem milagres, essas opções podem gerar resultados mais satisfatórios do que os obtidos com o modo automático.
Cada vez mais comum em máquinas digitais, o assistente de panoramas é uma função das mais interessantes. Ela facilita a criação de imagens gigantes montadas a partir da junção de várias fotos tiradas de um mesmo local.
A funcionalidade pode mostrar as fotos que você tirou anteriormente para que você possa completá-las, ou mesmo apenas orientá-lo a movimentar a câmera, fazendo com que as imagens sejam capturadas automaticamente.
Para finalizar a junção das imagens, pode ser necessário recorrer a um software no computador. Nas câmeras mais sofisticadas, o processo é todo realizado no próprio aparelho.
Para quem pretende ir um pouco mais além, algumas câmeras amadoras permitem fazer ajustes manuais, como o do tempo de exposição. Com a máquina apoiada em alguma superfície rígida e exposição de 30 segundos, por exemplo, dá para capturar belas paisagens noturnas. (RC)

RETRÔ
Meg e Jack White, do grupo White Stripes, lançaram edições personalizadas de câmeras antigas; veja em whitestripes.com/lomography/lomography.html


Texto Anterior: Pincéis virtuais: Veja sites fáceis de usar para modificar imagens
Próximo Texto: No Brasil: Sites reúnem dicas para amantes de fotografia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.