São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

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GPS EM AÇÃO

Serviço mapeia movimento urbano

KATE GREENE
DA "TECH REVIEW"

Ao longo de um dia qualquer, as pessoas se concentram em partes diferentes de uma cidade. Durante a manhã, os trabalhadores vão para o centro da cidade, enquanto na hora do almoço e no começo da noite, as pessoas se espalham por restaurantes e bares.
A Sense Networks, de Nova York, está tentando mostrar esse movimento urbano. Por meio de telefones celulares e dados gerados por aparelho de GPS instalados em táxis, o software da empresa produz um mapa de calor ("heat map") que mostra a frequência aos locais da moda da cidade.
Atualmente, o serviço, chamado Citysense, funciona só em San Francisco, mas será lançado em Nova York em alguns meses.
O Citysense, que tem acesso a 4 milhões de aparelhos de GPS, oferece atualmente estatísticas simples. Ele mostra, por exemplo, se a movimentação de veículos e pessoas na cidade está acima ou abaixo da normal (os dados via GPS da Sense Networks indicam que a movimentação em San Francisco caiu 34% desde outubro), ou se uma determinada parte da cidade tem mais ou menos movimento que o usual.
Mas a próxima versão do software, a ser lançada nos próximos meses, irá ajudar os usuários a explorar esses dados mais profundamente. Ele irá revelar a movimentação de pessoas com certos padrões de comportamento.
"A nova versão é como o Facebook, mas sem o autorrelato", diz Tony Jebara, pesquisador-chefe da Sense Networks , referindo-se ao fato de que um usuário não precisa atualizar constantemente o seu perfil.
A Sense Networks faz parte de uma tendência de pesquisa conhecida como "reality mining" (exploração da realidade) e que teve seu início com Alex Pentland, pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e cofundador da Sense Networks.
Outro exemplo de "reality mining" é um projeto de pesquisa da Intel que usa telefones celulares a fim de determinar se uma pessoa é o centro de uma rede de relacionamentos ou se está na periferia dela, e isso tudo com base no seu tom de voz e na quantidade de vezes com que ela fala ao telefone.

Tribos identificadas
Segundo a Sense Networks, não são revelados lugares que um indivíduo frequenta, apenas onde e quando certos tipos de pessoa se encontram. Por exemplo, os algoritmos analíticos da Sense Networks são capazes de mostrar que, durante os dias da semana, uma determinada população dirige-se aos bares no centro da cidade entre as 18h e as 21h da noite.
Por enquanto, segundo Jebara, a Sense Networks categorizou 20 tipos, ou tribos de pessoas nas cidades -como "young and edgy" (jovem e inquieto), "business traveler" (viajante de negócios), "weekend mole" (pessoa que só sai, ocasionalmente, nos fins de semana) e "homebody" (pessoa caseira).
Essas tribos são determinadas por meio três tipos de dados: a movimentação de uma pessoa por uma cidade; os dados disponíveis publicamente e que se referem aos endereços da empresa em uma cidade; e os dados demográficos coletados pelo US Census Bureau (órgão responsável por estatísticas socioeconômicas dos EUA).
Se uma pessoa passa a noite inteira em uma determinada região da cidade, isso indica provavelmente que ela more lá e compartilhe alguns dos traços demográficos característicos dessa região.
Por meio da análise desses tipos de dado, engenheiros da Sense Networks conseguem determinar a probabilidade com a qual um usuário visitará um tipo específico de lugar, como uma cafeteria, em um horário específico.
A Sense Networks está explorando o que os dados por GPS são capazes de revelar sobre o comportamento, disse Eric Paulos, professor de ciências da computação da Universidade Canergie Mellon. Segundo Paulos, será importante certificar-se de que as pessoas estão cientes de quais informações e de como estão sendo usadas, mas ele prevê que, cada vez mais, as empresas irão encontrar caminhos para usar as migalhas de pão digitais deixadas por nós ao longo do caminho.


Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS


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