São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clássico "Jornada nas Estrelas" inspira game

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Falta pouco para a estreia de "Jornada nas Estrelas" nos cinemas, marcada para 8 de maio. Mas, se os "trekkers" estão ansiosos para ver nas telonas como Capitão Kirk e o Sr. Spock se conheceram na Academia e como foi a primeira missão da Enterprise, no mundo dos games a expectativa é outra: embora não haja game para acompanhar o filme, em 2010 a série vai ganhar seu primeiro jogo on-line.
É claro que não vão faltar referências aos seriados e filmes da série "Jornada nas Estrelas", mas a ideia do game é fazer do jogador um novo membro do universo, criando histórias inéditas. Como capitão de uma nave da Federação ou como klingon, o nível de personalização de armas e equipamentos será vasto.
Star Trek Online, para PC e Xbox 360, é ambientado em 2409, uma época em que a Federação e o Império Klingon não são mais aliados, o que tornou o universo um lugar mais hostil.
Pelo menos metade do tempo do jogo se passa no espaço -mais especificamente, em naves que podem ser melhoradas com o tempo. Há diferentes naves e equipamentos que, combinados, definem as funções do jogador.
Se o game vai cumprir mesmo tudo o que promete, impossível saber até o lançamento, mas ao menos a produção está nas mãos da Cryptic Studios, especialista em games on-line com títulos como City of Heroes no currículo. Originalmente, o jogo era da Perpetual Entertainment, que fechou as portas, passando o projeto para a Cryptic.
Grande parte de Star Trek Online será focada na exploração da galáxia e descoberta de novas civilizações, tecnologias e recursos. Nos combates, em vez da ação pura e simples, a tática ganha espaço, valorizando o posicionamento da nave e o balanço entre escudo e armamento.

O filme
Enquanto o filme não chega, uma opção para entrar no clima da produção é acessar o site oficial (www.startrekmovie.com), onde é possível, por exemplo, baixar um aplicativo gratuito para iPhone e iTouch que transforma os gadgets em phaser e permite jogar com os amigos. Outra opção é um aplicativo que constrói mosaicos com personagens famosos da série.
Games tradicionais, como damas e palavras cruzadas aparecem em versões personalizadas com base na série no site www.startrek.com/startrek/view/gaming/web. A produção não é de primeira linha, mas diverte mesmo assim. (TA)


Texto Anterior: Realismo da violência também é a tônica de combates fictícios
Próximo Texto: Consumo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.