São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navegar na rede é desafio

DA REPORTAGEM LOCAL

Para conseguir se informar e se divertir na internet, quem não enxerga ou não ouve enfrenta algumas dificuldades.
Os cegos, por exemplo, não conseguem acessar facilmente todos os sites. Sem usar o mouse, eles dependem dos leitores de tela, que não captam informações de imagens. Isso só é feito quando quem monta a página põe os dados num formato especial.
Já os surdos encontram problemas com a compreensão da língua portuguesa. Como se comunicam por sinais, muitas vezes não sabem o que uma palavra significa em português.
Segundo Andréa Giovanella, coordenadora da Feneis, o texto dos surdos fica diferente de tanto usar a língua dos sinais. Por isso, nos chats, muitos preferem se comunicar em salas que só tenham surdos. A página da Feneis (www.feneis.com.br) tem uma sala de bate-papo.

Sites
Algumas páginas podem facilitar a navegação de deficientes.
O site da Rede Saci (www.saci.org.br) tem notícias, links e reportagens feitas por deficientes. Eles contam suas experiências no metrô, ao tentar trocar o título eleitoral etc. Quem quiser conhecer algumas páginas feitas por deficientes deve clicar em Usuários e em Páginas Pessoais.
Cegos interessados em aprender HTML devem visitar www.geocities.com/aulashtml para ter um curso virtual completo.
Em www.ines.org.br/libras, há um dicionário digital na linguagem dos sinais.



Texto Anterior: Saiba como produtos funcionam
Próximo Texto: Hugo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.