São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARMAZENAMENTO

Microdrive tem bom desempenho e pode ser ligado a PC portátil, câmera digital ou toca-MP3; preço é alto

Disco cabe na palma da mão e guarda 1 Gbyte

DA REPORTAGEM LOCAL

Existem duas alternativas para quem precisa carregar consigo seus arquivos: as mídias graváveis, como disquetes e CDs, e os dispositivos autônomos, como chaveiros e discos rígidos portáteis. As mídias têm custo mais baixo, mas exigem a instalação de um gravador (ou leitor) em cada micro. Os discos e as memórias portáteis, por outro lado, oferecem altíssima capacidade ou dimensões ultracompactas.
Embora os chaveiros e os discos rígidos convencionais sejam os dispositivos mais acessíveis ao usuário (leia textos nesta página), em termos de tecnologia o destaque fica com outro acessório: o microdisco. Fabricado pela IBM, o portátil é muito pequeno -mede apenas 4,2x3,6x0,9 cm-, mas comporta 1 Gbyte.
Isso é suficiente para guardar 200 mil fotos com resolução adequada para usar na internet (JPEG de 50 Kbytes) ou 200 músicas de cinco minutos cada (formato MP3 de 128 Kbps).
O acessório, que adota o padrão CompactFlash II, pode ser utilizado de várias maneiras: ligado a um PC portátil (via adaptador PCMCIA incluso), conectado a um micro de mesa por um acessório como o FlashGo ou acoplado a aparelhos como toca-MP3, máquina fotográfica digital ou palmtop.
Pesando apenas 16 g, o microdisco traz embutidos todos os componentes que formam um disco rígido comum, como pratos e braço de leitura.
Segundo a IBM, o Microdrive de 1 Gbyte transfere dados a até 4,2 Mbytes/s, o que não é muito -não dá para capturar vídeos, por exemplo. Considerando as dimensões reduzidas do aparelho, que limitam a rotação do prato magnético a 3.600 RPM (rotações por minuto), o resultado pode ser considerado aceitável. Com o disco ligado a um adaptador USB, como o FlashGo, a performance cai, pois essa interface é limitada a 1,5 Mbyte/s.
Além disso, o Microdrive drena rapidamente as baterias de dispositivos portáteis, o que não acontece com os cartões de memória Flash que ele substitui. Mas a principal falha do acessório é seu preço altíssimo: R$ 2.134 (www.ibm.com.br).



Texto Anterior: Outras Categoriais
Próximo Texto: Chaveiro permite levar documentos no bolso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.