São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Napster é vendida a multinacional

DA REDAÇÃO

O grupo de mídia Bertelsmann anunciou que comprará por US$ 8 milhões a Napster, empresa que administra o software de mesmo nome. A Napster manterá o fundador Shawn Fanning, que inventou o programa para trocar arquivos entre PCs, e o executivo-chefe Konrad Hilbers.
Pelo acordo, o dinheiro será usado para pagar as dívidas da Napster. Fanning e Hilbers haviam resolvido deixar a empresa depois que seu conselho administrativo recusou a primeira oferta do grupo Bertelsmann.
Criado em 1999, o Napster foi distribuído gratuitamente pela internet e logo alcançou grande popularidade, pois facilitava a obtenção de músicas pela rede. A indústria fonográfica, que considera o programa uma ferramenta de pirataria, conseguiu que a Justiça dos EUA proibisse o soft em julho de 2001. Desde então, os fundadores da Napster têm prometido lançar uma versão legalizada, na qual os usuários pagariam uma mensalidade.


Texto Anterior: Diversão: Conheça os destaques de feira de games
Próximo Texto: Confira videoclipe de James Bond
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.