São Paulo, quarta-feira, 22 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Fabricantes padronizam carregadores

PADRÃO UNIVERSAL Modelo único será comercializado em meados 2010 na Europa; no mundo todo, a partir de 2012

DA REDAÇÃO

Em 29 de junho, os principais fabricantes de telefones celulares se comprometeram perante a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) a criar um modelo único de carregador para todos os aparelhos que transmitem dados -ele começará a ser comercializado em meados de 2010.
Em resposta a um pedido da comissão para harmonizar os carregadores, dez empresas do setor assinaram de forma voluntária um memorando de entendimento, após a conclusão de "negociações intensas e construtivas".
As empresas (Apple, LG, Motorola, NEC, Nokia, Qualcomm, Research in Motion, Samsung, Sony Ericsson e Texas Instruments), que representam 90% do mercado, indicaram o comissário de indústria da União Europeia, o alemão Günter Verheugen.
O comissário disse que o objetivo da proposta é "facilitar a vida dos usuários" e reduzir o impacto ambiental de resíduos eletrônicos, já que "os consumidores não terão que se desfazer dos carregadores quando comprarem novos telefones".
Segundo ele, o carregador universal funcionará por meio de um conector microUSB e servirá para todos os modelos de telefones celulares capazes de transmitir dados.
Os telefones antigos que só fazem chamadas poderão ser carregados por meio do novo dispositivo, mesmo que não tenham uma entrada microUSB, graças a um adaptador que também será comercializado, de acordo com o comissário.
Verheugen também indicou que o objetivo da comissão é que todos os equipamentos eletrônicos dos consumidores, incluindo dispositivos como telefone celular, computador portátil e câmera de fotos digital, contem com um carregador universal em um prazo de cerca de dois anos.
Em fevereiro, na Espanha, 17 fabricantes de celulares e operadoras de telefonia móvel anunciaram a padronização dos carregadores dos aparelhos a partir de 1º de janeiro de 2012, no mundo todo. Batizado de UCS (solução universal de recarga, em inglês), o carregador universal terá saída USB, permitindo que outros eletrônicos também sejam abastecidos.
O UCS reduzirá em 50% a fabricação de carregadores e, segundo os fabricantes, consumirá 75% menos energia. De acordo com a GSMA (associação mundial de operadoras de celulares que usam tecnologia GSM), 1,2 bilhão de celulares foram vendidos em 2008. Estima-se que metade foi adquirida por consumidores que queriam trocar seus celulares por modelos mais modernos. Como os carregadores ainda não são padronizados, o lixo resultante desse processo varia entre 13 e 21 toneladas por ano.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: SD lidera entre cartões de memória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.