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Filme de animação é criado colaborativamente via Facebook
BROOKE BARNES
DO "NEW YORK TIMES"
E o Oscar de melhor filme de
animação vai para... uma comunidade da internet?
A frase, postada no ano passado no Facebook pela jovem
empresa Mass Animation, deu
o pontapé inicial a um projeto
que muita gente de Hollywood
considera risível: produzir um
filme de animação com duração de cinco minutos usando o
modelo da Wikipédia, com animadores de todo o mundo contribuindo com cenas, e usuários do Facebook votando em
suas favoritas.
Mas funcionou. O projeto finalizado, "Live Music" (música
ao vivo, em tradução livre), foi
considerado de alta qualidade
pela Sony Pictures Entertainment, que garantiu exibições
em salas comerciais nos EUA.
A Sony levará a história de
um amor fadado ao fracasso envolvendo uma guitarra elétrica
e um violino às massas que frequentam cinemas multiplex, a
partir de 20 de novembro, como atração de abertura de "Planet 51", um longa de animação
produzido pelo estúdio.
"Redes sociais podem funcionar como uma espécie de caça-talentos automatizado, ajudando o que existe de melhor a
chegar mais rápido a posições
de destaque. E foi isso que ocorreu com "Live Music'", disse
Michael Lynton, presidente-executivo e do conselho da divisão de entretenimento da Sony.
"Embora a criatividade tenha
sido muito bem distribuída na
sociedade, nem sempre é fácil
aproveitar esse filão."
Poucos realmente esperam
que "Live Music" ganhe um Oscar ou receba uma indicação,
mas o entusiasmo da Sony pelo
curta sublinha o potencial das
redes sociais para a criação de
conteúdo de alta qualidade.
O mercado -publicitário, de
games e, claro, Hollywood- está faminto por conteúdo, especialmente animações, que seja
feito de forma rápida e barata.
"Live Music" foi feito com cerca de US$ 1 milhão e levou um
ano para ser finalizado.
A Intel, que espera usar o filme para divulgar seu novo processador Core i7 entre os profissionais de animação, foi o
principal patrocinador.
O filme concluído é composto por cenas enviadas por 51
pessoas, cada uma das quais recebeu US$ 500 por cena e menção nos créditos do filme por
seus esforços.
Yair Landau, fundador da
Mass Animation, disse que espera que "Live Music" seja apenas a ponta do iceberg. Seu objetivo é produzir um longa-metragem da mesma maneira.
"Certamente eu vejo isso como um passo em relação à democratização da criatividade
para contar histórias em Hollywood", disse. "Mas meu desejo,
primeiramente, é provar que
você pode reunir um grupo de
pessoas na internet e produzir
um trabalho de boa qualidade."
Usando o Facebook, a Mass
Animation convidou entusiastas da animação para competir
na criação de cenas individuais
para o curta. Ao fim, 57 mil pessoas de 101 países se tornaram
fãs da página da Mass Animation na rede e cerca de 17 mil
baixaram o programa.
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