São Paulo, quarta-feira, 22 de julho de 2009

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Filme de animação é criado colaborativamente via Facebook

BROOKE BARNES
DO "NEW YORK TIMES"

E o Oscar de melhor filme de animação vai para... uma comunidade da internet?
A frase, postada no ano passado no Facebook pela jovem empresa Mass Animation, deu o pontapé inicial a um projeto que muita gente de Hollywood considera risível: produzir um filme de animação com duração de cinco minutos usando o modelo da Wikipédia, com animadores de todo o mundo contribuindo com cenas, e usuários do Facebook votando em suas favoritas.
Mas funcionou. O projeto finalizado, "Live Music" (música ao vivo, em tradução livre), foi considerado de alta qualidade pela Sony Pictures Entertainment, que garantiu exibições em salas comerciais nos EUA.
A Sony levará a história de um amor fadado ao fracasso envolvendo uma guitarra elétrica e um violino às massas que frequentam cinemas multiplex, a partir de 20 de novembro, como atração de abertura de "Planet 51", um longa de animação produzido pelo estúdio.
"Redes sociais podem funcionar como uma espécie de caça-talentos automatizado, ajudando o que existe de melhor a chegar mais rápido a posições de destaque. E foi isso que ocorreu com "Live Music'", disse Michael Lynton, presidente-executivo e do conselho da divisão de entretenimento da Sony. "Embora a criatividade tenha sido muito bem distribuída na sociedade, nem sempre é fácil aproveitar esse filão."
Poucos realmente esperam que "Live Music" ganhe um Oscar ou receba uma indicação, mas o entusiasmo da Sony pelo curta sublinha o potencial das redes sociais para a criação de conteúdo de alta qualidade.
O mercado -publicitário, de games e, claro, Hollywood- está faminto por conteúdo, especialmente animações, que seja feito de forma rápida e barata. "Live Music" foi feito com cerca de US$ 1 milhão e levou um ano para ser finalizado.
A Intel, que espera usar o filme para divulgar seu novo processador Core i7 entre os profissionais de animação, foi o principal patrocinador.
O filme concluído é composto por cenas enviadas por 51 pessoas, cada uma das quais recebeu US$ 500 por cena e menção nos créditos do filme por seus esforços.
Yair Landau, fundador da Mass Animation, disse que espera que "Live Music" seja apenas a ponta do iceberg. Seu objetivo é produzir um longa-metragem da mesma maneira.
"Certamente eu vejo isso como um passo em relação à democratização da criatividade para contar histórias em Hollywood", disse. "Mas meu desejo, primeiramente, é provar que você pode reunir um grupo de pessoas na internet e produzir um trabalho de boa qualidade."
Usando o Facebook, a Mass Animation convidou entusiastas da animação para competir na criação de cenas individuais para o curta. Ao fim, 57 mil pessoas de 101 países se tornaram fãs da página da Mass Animation na rede e cerca de 17 mil baixaram o programa.


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