São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

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reportagem de capa

Wikipédia e YouTube são os mais lembrados

QUERIDINHOS Sites considerados os melhores da web 2.0 têm em comum o foco no conteúdo gerado pelos usuários

DA REPORTAGEM LOCAL

Os sites da web 2.0 se contam aos milhares na internet e nem mesmo os especialistas conhecem todos eles. Mas algumas páginas do tipo se tornaram tão populares que servem de exemplo para explicar o conceito e marcam presença em quase todas as listas de melhores feitas por publicações especializadas.
Uma dessas listas, o prêmio de web 2.0 do site SEOMoz, reúne premiados em 41 categorias (www.seomoz.org/web2.0). Sites como Digg, Del. icio.us, Google Maps e Flickr marcaram presença entre os campeões.
Um dos sites "queridinhos" das listas é a Wikipédia, que existe desde 2001 e foi uma das pioneiras no quesito descentralização, com seus verbetes escritos pelos internautas.
A Wikipédia foi lembrada como um dos melhores sites da web 2.0 por oito das onze pessoas que participaram da enquete feita pela Folha.
Para Gilberto Alves Jr., colunista do site Webinsider e responsável pelo blog de web 2.0 Prática, a Wikipédia "inaugurou um modelo novo de confiança radical no usuário".
Também lembrado oito vezes, o YouTube começou como uma resposta à dificuldade de compartilhar vídeos e atingiu proporções astronômicas.
Além de possibilitar a qualquer um mostrar seus vídeos caseiros a todo o mundo, o YouTube inovou por organizar essa massa de conteúdo com avaliações dos usuários, tags (etiquetas), busca poderosa, canais e RSS, que permitem achar um vídeo de interesse em meio aos milhões de clipes.
Flickr e Google Docs & Spreadsheets também costumam aparecer com freqüência em votações dos melhores da web 2.0 e foram lembrados sete vezes cada um na enquete.
O Flickr permite ao usuário publicar fotos para o mundo ver; mas a informação é organizada com etiquetas, álbuns, redes e, claro, poderosa busca.
Com o Google Docs & Spreadsheets, documentos de texto e planilhas podem ser editadas por várias pessoas, facilitando a colaboração.

Geografia
Uma forte tendência da web 2.0, que não depende de sites específicos, são os mashups (junção de informações de várias fontes) com mapas, como os do Google Maps (maps.google.com) ou do Yahoo! Maps (maps.yahoo.com).
Participaram da enquete Ana Laura Gomes, professora dos cursos de internet e de computação gráfica do Senac de São Paulo; Steve O'Hear, editor do blog de web 2.0 do ZDNet (blogs.zdnet.com/social); Daniel Tolouei, fundador do PCForum (www.pcforum.com.br); Augusto Campos, da equipe do BR-Linux (br-linux.org); Alexandre Fugita, editor do site Techbits (www.techbits.com.br); Gil Giardelli, do blog Humanidade 2.0 (gilgiardelli.word press.com); e Gilberto Alves Jr., colunista do site Webinsider (webinsider.uol.com.br).
Da Redação da Folha, participaram a equipe do caderno Informática e a equipe da editoria de Informática da Folha Online. (PL)


LEIA MAIS sobre a votação em www.folha.com.br/circuitointegrado



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