São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os portais personalizados

Netvibes e Pageflakes são agregadores on-line de notícias que também podem trazer vídeo, fotos e jogos

DA REPORTAGEM LOCAL

Todo o conteúdo da web 2.0 pode ser organizado para consumo no formato que o usuário preferir utilizando um agregador ou uma página inicial personalizada.
Hoje, essas ferramentas não reúnem só textos em RSS vindos de diferentes fontes: podem ter a interface personalizada, trazer fotos, vídeos e outros conteúdos e guardar os favoritos do internauta.
O agregador Netvibes foi lembrado três vezes na enquete e o Pageflakes, duas. iGoogle, Bloglines e Google Reader tiveram um voto cada um.
Nesse universo, a concordância não é tão grande em relação aos melhores sites, possivelmente porque, nesse caso, têm mais peso a preferência pessoal de cada usuário.
"A idéia de customizar as coisas já existia, e aí acabou indo para a internet", diz Ana Laura Gomes, professora do Senac de São Paulo.
Ela lembra que essa personalização pode se estender até mesmo aos celulares, já que em alguns sites pode-se escolher conteúdos para serem recebidos por SMS no telefone.

Portal personalizado
Muitos internautas usam esses serviços como um portal personalizado para a web: reúnem as manchetes de seus sites e blogs preferidos, os vídeos mais populares das principais páginas e as fotos mais vistas, além de conteúdo produzido por seus amigos.
O Netvibes ajuda o usuário a configurar sua página inicial, sugerindo sites e blogs de acordo com os temas escolhidos por ele (tecnologia, esportes, blogs, entretenimento etc.).
Já o Pageflakes tem como ponto forte o conteúdo de mídia, já que se pode adicionar serviços de vídeo, música, fotos e jogos à página inicial.
Tanto no Netvibes quanto no Pageflakes o internauta pode criar diversas abas, pelas quais pode separar diferentes conteúdos de sua página inicial personalizada.

Suíte on-line
Diferentes participantes se lembraram também de ferramentas da empresa 37 Signals, que tem uma espécie de pacote on-line de programas de organização e colaboração.
Steve O'Hear, do ZDNet, incluiu o Basecamp como um dos melhores sites da web 2.0.
O programa on-line facilita a colaboração de vários usuários em um mesmo projeto.
Já Augusto Campos, do BR Linux, citou o Backpack, também da 37 Signals, em que o internauta cria um site pessoal para arquivar fotos, anotações, links e qualquer outro conteúdo e publicá-lo facilmente.
O Writeboard, que também faz parte do pacote, é um dos favoritos de Daniel Tolouei, do PCForum.
O programa é um editor de texto on-line com foco em colaboração, no qual se pode controlar as diferentes versões de um mesmo documento.
Os softwares on-line da 37 Signals têm semelhança com a suíte on-line da brasileira Aprex. A diferença é que os sites da norte-americana são feitos também para serem usados separadamente, não sendo necessário utilizar todo o pacote. (PL)


Texto Anterior: Os mais votados
Próximo Texto: Reportagem de capa: Web 2.0 sofre com funções sem conteúdo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.