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São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

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MÚSICA DIGITAL

Em resposta à chegada do Napster 2.0, serviço da Apple fará promoção para dar 100 milhões de músicas

Novo iTunes é compatível com Windows

Reprodução
O novo iTunes oferece músicas e áudio livros para concorrer com o Napster 2.0 e com o BuyMusic


FERNANDO BADÔ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O iTunes, programa de música da Apple, deixou de ser exclusividade dos usuários de Macintosh. A versão 4.1 do software funciona em micros com sistema operacional Windows 2000 ou XP.
A Apple procura defender sua posição no mercado de música on-line, que agora é disputado pela nova versão do Napster (www.napster.com) e pelo Buy Music (www.buymusic.com).
Segundo o presidente da Apple, Steve Jobs, os usuários do iTunes para Macintosh já compraram mais de 13 milhões de músicas por meio do programa.
Até o final do mês, devem estar disponíveis para download no iTunes (www.apple.com/itunes) mais de 400 mil músicas -atualmente são cerca de 200 mil.
Além de músicas, os usuários poderão baixar livros em formato de arquivos de áudio. A biblioteca conta com aproximadamente 5.000 títulos. Os livros custam entre US$ 2,95 e US$ 15,95.
Para os pais, existe a possibilidade de determinar um valor mensal de até US$ 200 para que as crianças baixem músicas.
Para cada uma das faixas baixadas no iTunes, o usuário pagará US$ 0,99, mesmo preço do Napster 2.0. No BuyMusic, uma faixa sai por US$ 0,79.
A loja de músicas do iTunes ainda não está disponível no Brasil.
Quem já usou um tocador musical não encontrará dificuldades para operar o programa.
No lado esquerdo do painel fica um menu que permite acessar a loja de músicas, a biblioteca de arquivos e a rádio on-line.
É possível, ainda, criar pastas para organizar os arquivos depois de fazer o download.
Para encontrar uma música pelo nome, artista, álbum em que foi gravada ou pelo compositor, basta clicar em Music Store e digitar a palavra-chave no campo Search.
Como parte da campanha publicitária do iTunes, a Apple fechou uma parceria com a Pepsi para distribuir gratuitamente 100 milhões de músicas nos Estados Unidos.
A partir de fevereiro, bastará que um usuário (de Windows ou Macintosh) compre um refrigerante da concorrente da Coca-Cola. Se achar o vale-brinde nas tampinhas, terá o direito de baixar qualquer canção disponível na loja do iTunes.
Atenção: alguns dos usuários do iTunes para Windows relataram problemas de compatibilidade com o programa. Mais informações no site discussions.info.apple.com/WebX/ituneswin.
A Apple também anunciou o lançamento de alguns acessórios para o iPod, o tocador de MP3 portátil da empresa (US$ 299, em www.apple.com/ipod). O iPod de 40 Gbytes é capaz de armazenar até 10 mil (há versões a partir de 10 Gbytes).
Entre os novos acessórios estão um microfone para gravação de voz, um leitor de cartões de memória SD (Secure Digital) e uma fita cassete que, conectada ao iPod, permite que o usuário ouça as músicas no rádio do carro.
No site do produto também está disponível para download a versão 2.1 para atualização do software do aparelho.


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