UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Obras usam ficção científica como mote; cenários de games vão à tela

Filmes em 3D ganham 2ª edição de festival em NY

DA REPORTAGEM LOCAL

Filmes em três dimensões em tempo real. Essa é a proposta de www.machinima.com. O espectador pode baixar o documentário de 22 minutos com entrevistas de Uwe Girlich, um dos produtores do Machinima.
Nos sites files.machinima. com/films/media/Conventional _Media/Artery-Machinima. avi, www.fileplanet.com/files/120000/127726.shtml, e planet mirror.com/pub/machinima/ documentary/Artery-Machini ma.avi, o internauta pode pegar o arquivo. É preciso instalar um programa com DivX para conseguir vê-lo.
O Machinima é um movimento que produz filmes tridimensionais, que são colocados na rede para quem quiser ver.
Em www.nanoflix.net, o internauta encontra textos resenhados, fotos e mais detalhes dos festivais que abrigam esse novo gênero de filme.
O Academy of Machinima Arts and Sciences Festival tem como participantes criadores de games para microcomputadores.
O festival Machinima (www.machinima.org) anunciou no início deste mês os indicados para as premiações. Na categoria melhor direção, ficaram os filmes "Anna", "Blood Gulch Chronicles", "Hero" e mais dois títulos. Em melhor performance virtual, estão indicados "In the Waiting Line" e "Common Sense Cooking", entre outros.
Para este ano, a segunda edição da premiação acontece em Nova York no dia 25. Leia entrevista, em inglês, com um dos organizadores em www.planetquake.com /quake1.
O filmete "Rendezvous" (4,7 Mbytes; www.nanoflix.net), com duração de 5min30s, foi um dos vencedores no ano passado em várias categorias. No mesmo endereço, é possível fazer o down- load do também premiado "Mars by Stealth", um misto de comédia e aventura em ficção científica.
Em www.strangecompany.org, no link Films, faça o down- load de animações produzidas em três dimensões. O site traz seis filmetes baseados em jogos de computador, como o Quake.


Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Sites falam de obras da mostra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.