São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autômatos disputam Copa do Mundo de futebol e Olimpíada

DA REPORTAGEM LOCAL

Ocorre de 25 a 30 de outubro, em Salvador (BA), a fase final da Olimpíada Brasileira de Robótica. O torneio anual está em sua segunda edição e segue os moldes de olimpíadas de matemática e física.
São três modalidades de competição, destinadas a alunos brasileiros dos ensinos fundamental e médio.
"Os grandes objetivos da OBR são despertar e estimular o interesse pela robótica, áreas afins e a ciência em geral e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre robótica de forma lúdica e cooperativa", explica a página oficial do evento (obr.ic.unicamp.br), organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Um dos torneios robóticos mais curiosos é a RoboCup (www.robocup.org), evento mundial em que autômatos de diferentes formatos e tamanhos se enfrentam em partidas de futebol.
Há desde humanóides até robozinhos de cerca de 20 cm, passando por equipes de cachorros eletrônicos -versões especiais do Aibo, da Sony.
Idealizada em 1993, a competição visa desenvolver a robótica e a inteligência artificial. Suas pretensões não são nada modestas: "Por volta do ano 2050, desenvolver um time de robôs humanóides completamente autônomos que consigam derrotar a seleção humana campeã mundial de futebol".
A primeira edição do evento, que é anual, aconteceu em 1997. A RoboCup de 2008 foi em Suzhou (China), e o campeonato do ano que vem (www.robocup2009.org) será em Graz (Áustria). (RC)


Texto Anterior: Oficina gratuita em São Paulo ensina a criar robozinhos usando sucata
Próximo Texto: Robôs históricos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.