São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Sony e Nintendo iniciam a perseguição

MERCADO Atrasadas em relação à Microsoft, as gigantes do videogame enfim apresentam armas e partem para a disputa

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enfim, a nova safra do entretenimento eletrônico está completa. O PlayStation 3 e o Wii, videogames de próxima geração de Sony e Nintendo, respectivamente, chegaram às prateleiras norte-americanas. Com perfis bastante distintos, ambos se juntam ao concorrente Xbox 360, da Microsoft, que deu seu pontapé inicial em novembro do ano passado.
Em disputa, está a liderança de uma indústria que, de acordo com a ESA (Entertainment Software Association), faturou US$ 7 bilhões somente nos Estados Unidos, em 2005; neste ano, a expectativa gira em torno de US$ 12,5 bilhões, segundo pesquisa da Consumer Electronics Association.
O PlayStation 3 e o Wii estão apenas começando a corrida na qual o console da Microsoft tem ampla vantagem, com mais de 6 milhões de unidades vendidas. No Japão, o PS3 vendeu, em um dia, as 80 mil unidades disponíveis. Nos EUA, 400 mil aparelhos foram colocados à venda à zero hora de sexta-feira passada (leia na pág. F4).

Diferenças
Nunca uma geração de consoles teve competidores com propostas tão distintas: o Xbox 360 investe pesado na idéia de central de entretenimento on-line e sua ligação com o PC; o PS3, por sua vez, busca os gráficos mais avançados dentre os três; já o Wii mira o público que joga ocasionalmente e tenta conquistar até aqueles que nunca ligaram para videogame.
A nova geração da Sony e da Nintendo traz controles sensíveis aos movimentos do jogador e redes on-line que vão bem além do modo multijogador.
A partir desta geração, videogame também servirá para baixar filmes e músicas, saber sobre as condições do tempo e receber as últimas notícias.
As produtoras afirmam ter mantido seus videogames compatíveis com os jogos de seus antecessores, mas vários títulos para PS2 não estão funcionando no PS3.
Diferentemente do que aconteceu com a era passada, desta vez o Brasil está no mapa dos consoles -ao menos, em parte. O Xbox 360 chega ao país em 1º de dezembro, com jogos e futuros lançamentos já divulgados, enquanto o Wii será importado oficialmente pela Latamel a partir do final deste mês. Somente a Sony, por enquanto, não manifestou interesse pelo mercado nacional.


Texto Anterior: Eventos on-line/Acontece na internet
Próximo Texto: Conteúdo: Jogos ainda têm de melhorar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.