São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xbox 360 quer chegar neste ano à marca dos 10 milhões

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lançado há um ano, o Xbox 360, até agora soberano, vê em seu encalço os concorrentes, mas usufrui as vantagens de ter sido o estreante: a Microsoft espera que, até o final de 2006, o videogame chegue à marca de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
A empresa não conta apenas com o Natal para atingir a meta mas também com a fraqueza inicial da concorrência. A Sony coloca relativamente poucas unidades no mercado, e os consumidores frustrados podem se voltar para o Xbox 360.
O aparelho leva vantagem também no aspecto mais importante para qualquer videogame que se preze: os jogos.
As produtoras, de uma maneira geral, já tiveram algum tempo para explorar a capacidade do console da Microsoft, que tem à disposição jogos de excelente qualidade, como Gears of War, Fifa 07 e Elder Scrolls IV: Oblivion.
Para 2007, está prometida uma safra de respeito, a começar com Halo 3, cujas versões anteriores se tornaram best-sellers e carregaram nas costas a primeira versão do Xbox. Além disso, o quarto episódio da polêmica série Grand Theft Auto vai estrear no console.
Para combater seu principal rival, o PlayStation 3, a Microsoft colocou à venda neste mês o tocador de HD-DVD que, por US$ 200, reproduz a mídia de alta definição no Xbox 360.
Assim, o duelo HD-DVD vs. Blu-ray se estende também para os videogames.
Além da confusão característica que cerca os lançamentos de consoles, o Xbox 360 se apresenta hoje como uma opção segura e madura, com bons jogos a oferecer, embasados pelo sucesso da rede para jogos multijogador Xbox Live.

Conforto aparente
A posição é aparentemente confortável, mas a Microsoft ainda precisa se esforçar muito para conquistar o mercado japonês, que rejeitou o Xbox e, ao menos por enquanto, não se empolgou muito com o seu sucessor. Para completar, o Oriente parece adorar a Sony e a Nintendo.
A empresa de Gates sabe disso e procura seduzir aquele mercado. Durante a Tokyo Game Show 2006, feira de games realizada em setembro último, foram apresentados ao público dois RPGs, Blue Dragon e Lost Odyssey, que acumularam filas intermináveis no estande da Microsoft. É um bom começo, mas será preciso muito mais do que isso para fisgar a atenção dos nipônicos.


Texto Anterior: Babel: 200 jogos do PS2 estão fora
Próximo Texto: Com gráficos piores, Wii é o console de preço mais baixo da nova geração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.