São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Wikia deseja ajuda dos usuários

COMUNIDADE Ferramenta criada por fundador da Wikipédia prioriza interação entre participantes

DA REPORTAGEM LOCAL

O Google ganha um concorrente de peso com a chegada do Wikia Search (alpha.search.wikia.com), um serviço de buscas que se propõe a dar resultados mais relevantes do que as ferramentas tradicionais, com ajuda da comunidade de usuários. Mas o cartão de visita da novidade é o parentesco: é primo da Wikipédia.
Apesar de não ter ligação comercial com a enciclopédia, a ferramenta parte do mesmo princípio: construção colaborativa de conteúdo, por meio de uma interface que permite ao usuário criar, editar, modificar ou deletar informações.
Criada por um dos fundadores da Wikipédia, Jimmy Wales, e pela empresária Angela Beesley, o serviço entrou no ar no começo deste mês.
Coincidência ou não, em dezembro, o Google anunciou que está testando sua Wikipédia, o Knol, cuja meta é encorajar pessoas a contribuírem com conhecimento. O foco é no autor dos textos -um médico escreve sobre doenças do coração, por exemplo.
Wikipédia e Google têm mais relações. Pelo menos desde o ano passado, blogs e sites especializados verbalizaram o que é claro para todas as pessoas que usam o Google: o predomínio de resultados ligados à Wikipédia entre os dez primeiros links apontados no buscador.
A Folha fez um teste. Primeiro, sorteou 50 páginas da enciclopédia em português. Em seguida, colocou os resultados no Google Brasil. Apenas seis não tiveram um link da Wikipédia entre os dez primeiros resultados.
Em outro avanço da concorrência, a Microsoft anunciou, em setembro, investimentos em seu buscador Live Search.

Colaboração
A Wikia Search está na versão alfa. Portanto, ainda há poucos resultados até para buscas simples. A idéia dos fundadores é que, com o passar do tempo, os usuários publiquem mais conteúdo e construam uma rede de contatos -em vez de algoritmos, a interação humana dará o tom ao projeto.
"Nós esperamos melhorar significativamente a relevância e a precisão dos resultados e da experiência de busca", diz a co-fundadora da Wikia Search, Angela Beesley, em entrevista à Folha -ela também faz parte do comitê de comunicação da Wikimedia Foundation.
Nos primeiros estágios, a comunidade de usuários estará envolvida na criação de um código para a ferramenta de busca. "A comunidade também pode adicionar miniartigos, que serão usados como suplemento para os resultados, tirando a ambigüidade e definindo conceitos para o que as pessoas estão procurando."
Como em qualquer plataforma aberta, a equipe enfrenta problemas como a edição de informações incorretas e os atos de vandalismo.
Poucos dias após o lançamento do Wikia Search, a Folha viu xingamentos e palavrões em um verbete sobre o Brasil. "As pessoas vão tentar manipular os resultados em qualquer ferramenta de busca, seja ela aberta ou fechada. Nossa esperança é que elas se envolvam para assegurar a alta qualidade", afirma Beesley. (DANIELA ARRAIS E GUSTAVO VILLAS BOAS)


Texto Anterior: Macworld 2008: Apple revisita os computadores portáteis
Próximo Texto: Humanos são guias de busca por bate-papo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.