São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

games

Gratuito, Fatworld joga pesado contra obesidade

SÉRIO Game explora práticas nutricionais; jogador decide quais os hábitos de alimentação e de exercício do seu personagem e vê as conseqüências das escolhas

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

À primeira vista, Fatworld pode até soar irônico. Afinal, jogar games sempre foi uma atividade, ainda que equivocadamente, associada a um estilo de vida sedentário, estereótipo que iniciativas como o Wii estão ajudando a enterrar de vez.
Mesmo assim, chama a atenção um jogo sobre política de nutrição, que explora a relação entre a obesidade e a cultura norte-americana de hoje.
Gratuito e com meros 14 Mbytes (www.fatworld.org), Fatworld é um "serious game", ou seja, um jogo cuja proposta vai além do puro e simples entretenimento.
Não é de admirar, portanto, que o site oficial ofereça uma série de informações para alertar sobre o problema da obesidade, embasadas por centros de pesquisas dos EUA -30% dos adultos e 15% das crianças e jovens do país são obesos.

Cardápio de relações
Desenvolvido pela Persuasive Games e pela ITVS Interactive, diferentemente de mostrar às pessoas o que comer ou como se exercitar, Fatworld demonstra a complexa e intrincada relação entre nutrição e fatores como orçamento familiar, regulamentação e subsídios governamentais.
De acordo com as produtoras, os esforços para conscientizar o público sobre a importância da prática diária de exercícios não funcionam como o desejado.
No game, o jogador cria um personagem, determinando peso e condições de saúde iniciais, abrangendo predisposição para problemas como diabetes, doenças cardíacas ou alergias a certos alimentos.
A partir de então, inserido em um mundo com outros personagens, cabe decidir a sua alimentação e os seus hábitos de praticar exercícios físicos.
O ponto-chave é que o jogador vê as conseqüências de suas escolhas, já que o tempo em Fatworld passa mais rápido.
Uma alimentação inadequada engorda o personagem, que passa a movimentar-se custosamente e, eventualmente, vê doenças e até mesmo a morte baterem à sua porta.
Os que tiverem hábitos saudáveis, por outro lado, viverão mais e melhor.
Também é possível influenciar outros habitantes de Fatworld criando restaurantes e decidindo o que tais locais servirão aos clientes -para isso, existem centenas de receitas que vêm com o jogo, mas o jogador pode criar as suas e compartilhá-las on-line.
Há ainda um componente político que permite, por exemplo, mudar dinâmicas de mercado, banindo frutas ou carnes das prateleiras.
Fatworld pode, muitas vezes, assustar, pois é uma espécie de laboratório em que as escolhas têm conseqüências a curto prazo, e essas são claramente exibidas ao jogador.
Porém, se o problema é sério, vale tudo para jogar pesado contra a obesidade.
Os chamados jogos sérios são muito parecidos com os jogos educativos, mas pensados para um público mais velho.
No blog seriousgamesblog. blogspot.com, é possível conhecer outras iniciativas semelhantes a Fatworld.


Texto Anterior: Gigantes
Próximo Texto: Galeria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.