São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Game retrata guerra ocorrida há 70 anos e causa polêmica

VICTORIA BURNETT
DO NEW YORK TIMES

Um game que convida a reescrever a Guerra Civil Espanhola tocou no nervo exposto de um país sempre relutante em revisitar seu passado, quanto mais brincar com ele. O Shadows of War (sombras de guerra) descreve-se como o primeiro jogo baseado no conflito ocorrido de 1936 a 1939 e iniciado quando as forças direitistas ligadas ao general Franco deram um golpe contra o governo eleito. A ditadura instalada durou até 1975. Manuel Contreras, do jornal conservador "ABC", disse que o game "alimentará um conflito político e aumentará a distância entre as duas Espanhas".
Carlota Leret, cujo pai, Virgilio Leret Ruiz, foi morto no começo da guerra, disse que o jogo "não ajudará a reconstruir nossa memória histórica, mas emprestará banalidade à morte, à tirania e à violência". Francisco Pérez, chefe da área de desenvolvimento da Legend Studios (responsável pelo game), afirmou que o lançamento tornava acessível um capítulo da história espanhola que costuma ser ignorado nas salas de aula. O jogo inclui imagens de um documentário da BBC, além de dois arquivos catalães e uma linha do tempo a respeito da conflagração.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


Texto Anterior: Galeria
Próximo Texto: Censura: Dois jogos criados em 1999 têm venda proibida no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.