São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


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METODOLOGIA

Saiba como foi realizada a avaliação

da Redação

Para fazer o teste de compras on line, selecionamos arbitrariamente os sites que seriam investigados. Não há ranking reconhecido de visitação por sites, ainda mais separados por categoria, como desejado para o teste. Por isso escolhemos versões virtuais de empresas que já são tidas como importantes no mundo físico, além de testar empresas que só atuam na Internet. Testamos mais sites de livros e discos porque são os mais usados.
O teste em si foi a realização de uma compra no site escolhido, observando as condições de navegabilidade do site. As compras foram feitas entre 26 de janeiro e 17 de fevereiro.
No caso de algumas livrarias, fizemos troca de produto quando o escolhido não estava disponível (apesar de listado no site). O supermercado Sé foi visitado duas vezes porque seu site não funcionou na primeira oportunidade.
O objetivo principal do teste foi verificar se os sites cumpriam os prazos prometidos, entregando a mercadoria correta e em condições de uso. Não comparamos preços de produtos específicos, mas esse item também foi observado.
Mas é bom que se diga que o fato de um site cumprir o prazo por si só não é atestado de qualidade. Além de isso ser o mínimo esperado, os prazos de entrega estabelecidos pelos próprios vendedores são extremamente elásticos. (RL)


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