São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


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OPINIÃO DO INTERNAUTA

Enquete revela insatisfação

da Redação

Os internautas compram via Internet, mas não estão nada satisfeitos com o desempenho dos vendedores. É o que mostra enquete realizada com visitantes do site da Folha Online nas últimas duas semanas.
Na enquete, que não tem valor científico para representar um determinado universo, mas que indica uma tendência de uma certa comunidade, 46% dos que responderam consideraram sua experiência um fracasso.
A causa principal do desencanto é o atraso nas entregas. Os participantes reclamam também quanto a defeitos em produtos e falta de opções para pagamento.
O preço total, salgado pelo custo do frete, também incomoda os clientes internautas, fazendo com que a compra on line não seja de todo satisfatória para 9% dos que responderam à enquete.
Já 8% não querem nem saber. Temendo eventuais falhas de segurança, cortam o mal pela raiz e se abstêm completamente das benesses do shopping virtual.
As operadoras de cartões e lojas virtuais estão fazendo campanhas para reafirmar a segurança das transações -a Visa até vai lançar neste ano um novo sistema protegido-, tentando conquistar esse internauta recalcitrante. Mas seria bom que as lojas fizessem um reexame de suas práticas comerciais para que consigam segurar quem já fez compras on line, mas sofreu com experiências negativas.
Junto com a pesquisa colocada no ar pela Folha Online, fizemos um convite para que os internautas contassem suas histórias de compras fracassadas ou bem-sucedidas.
De 17 e-mails recebidos, 12 davam exemplos de descaso com o consumidor, seja por entregas tardias, seja por produto com defeito ou por problemas no que se refere a pagamentos.
Apenas três relatavam experiências completamente positivas e outras duas tiveram momentos favoráveis, mas com compras fracassadas.
Livrarias e lojas de discos são o alvo, na totalidade dos casos. A vantagem de estarem on line é que fica mais fácil reclamar -basta mandar um e-mail indignado. As lojas respondem, segundo informam os internautas, mas nem sempre as respostas são imediatas ou satisfatórias.
A leitora Alessandra Calheira, por exemplo, solta o verbo: "A gente faz uma compra on line e demora até uma semana (em alguns casos, mais) para a mercadoria ser entregue. O que é um contra-senso. Se as pessoas usam a Internet para fazer compras, é porque buscam agilidade e eficiência." (RL)


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