São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia promete maior eficiência

DA ASSOCIATED PRESS

Como funciona a tecnologia IPTV e qual a sua importância?
A IPTV converte um sinal de televisão em pequenos pacotes de dados digitais -os mesmos usados por qualquer forma de tráfego on-line, como o e-mail, os sites e os telefonemas via internet.
Quando o usuário seleciona algum canal, um comando é transmitido, por meio da conexão de banda larga, do aparelho sintonizador para o computador da companhia telefônica, que envia apenas os pacotes digitais correspondentes ao canal de TV escolhido. Os pacotes são decodificados pelo sintonizador, que os transforma em imagem e som.
Um sinal enviado convencionalmente utiliza muito mais largura de banda (capacidade de transmissão). Cada um dos canais é enviado continuamente para o sintonizador, ou seja, cada canal exige seu próprio espaço.
Há bastante capacidade num cabo de TV. É por isso que a IPTV dedica-se a uma necessidade mais premente para a SBC, que está substituindo seus antigos e lentos cabos telefônicos de cobre por uma veloz rede de fibra óptica.

Troca de redes
A SBC não está, entretanto, substituindo as linhas locais para todas as residências, como a Verizon está fazendo.
Como os fios de cobre só podem transportar alguns canais de cada vez, a SBC está contando com a tecnologia IPTV para servir as residências que têm mais de um televisor.
Considerando que essa tecnologia ainda é relativamente nova e não tem sua eficiência comprovada, as empresas não experimentarão nenhum dos recursos mais ousados da IPTV nas casas de seus clientes.
Em vez disso, tanto a SBC como a Verizon planejam superar as operadoras de cabo oferecendo uma seleção maior de programas, preço competitivo e algumas funções moderadamente futuristas.


Texto Anterior: Contra-ataque: Empresas telefônicas preparam TV digital
Próximo Texto: Na Itália, serviço similar custa R$ 20 mensais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.