São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEÃO ON-LINE

Excesso de links dificulta localização dos programas para declaração pela internet; softwares têm novidades

Confira o mapa para declarar IR via rede

FERNANDO BADÔ
DA REPORTAGEM LOCAL

Os programas para a declaração via internet do Imposto de Renda do exercício 2004 já estão disponíveis para download.
Para tal, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e baixar dois arquivos de instalação. Um é o do programa Receitanet, que viabiliza a entrega on-line. O outro instala o programa da declaração.
O principal problema é o excesso de links em que o internauta deve clicar para localizar os arquivos de instalação dos programas.
Para obtê-los, a jornada do usuário começa quando ele clica na opção Download, localizada no menu da parte superior da tela. Feito isso, o site o encaminhará para uma página com os links que levam aos arquivos.
Clicando em Receitanet, uma nova página será aberta. Agora, deve-se clicar em Download do Programa Receitanet 2005.01A e, quando uma terceira página se abrir, clicar em Receitanet2005- 01A.EXE. O arquivo tem 1,4 Mbyte -tamanho viável, inclusive, para quem acessa a rede com conexão discada.
Para baixar o programa da declaração, clique novamente na opção Download do menu no alto da página e, em seguida, clique em Programas.
Agora você deve optar entre declaração de pessoa física ou de pessoa jurídica.
No primeiro caso, quando a nova página se abrir, vá descendo na tela até encontrar a opção DIRPF - Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Escolha entre as versões Windows ou Java (para Macintosh e Linux).
Ainda não acabou. A escolha agora é entre os arquivos Opção em arquivo único, para cópia no disco rígido, ou Opção em dois arquivos, para cópia em disquetes. O tamanho do arquivo da primeira opção é de 2,5 Mbytes. Na segunda, um dos arquivos tem 1,4 Mbyte e o outro tem 1,1 Mbyte.
Para instalar os programas, basta clicar com o mouse duas vezes nos arquivos baixados. O programa vai orientar o usuário durante o processo.

Novidades
A nova versão do programa traz um tutorial que orienta o contribuinte no preenchimento da declaração on-line.
Quando o usuário abre o programa, surge uma animação na tela que oferece duas opções de links de ajuda.
Uma delas, chamada Principais novidades do IRPF 2004, é o tutorial. Ele explica o preenchimento por meio de itens identificados por números.
A outra aponta quais são os erros mais comuns cometidos na elaboração da declaração -entre eles, usar ponto para separar a casa dos centavos em valores. O correto é usar vírgula.

Requisitos do sistema
Para fazer a declaração do Imposto de Renda via internet, o micro precisa ter, no mínimo, um chip de 133 MHz, 32 Mbytes de RAM, 8 Mbytes livres no disco rígido, além de Windows 95 ou superior ou Virtual Java 1.4.
A Receita Federal recomenda que o usuário possua uma impressora, para imprimir o comprovante de entrega e uma cópia da declaração.


Texto Anterior: Tocador aceita arquivos da internet
Próximo Texto: Panorâmica - Tribunais: Invasor de operadora móvel assume culpa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.