UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

Saiba como instalar e usar softs que agem contra vírus e invasores

Programas gratuitos melhoram segurança do PC

DA REPORTAGEM LOCAL

É fundamental ter um programa antivírus no micro. Se você não tem um software do gênero, pode instalar o AVG, que é gratuito (5,8 Mbytes; www.grisoft.com). Antes de fazer o download, você deverá preencher um cadastro. Forneça um endereço de e-mail verdadeiro, pois o fabricante enviará um número de série necessário à instalação do AVG.
Depois de instalar o programa, clique em Program, Control Center e Update Manager e aperte o botão Update Now. Dessa maneira, o AVG será atualizado contra vírus recentes. Para ativar as atualizações automáticas, marque o item Allow Scheduled Update e defina a frequência.
Também é importante instalar um programa de firewall, sobretudo se você tem uma conexão de banda larga. O melhor firewall gratuito é o ZoneAlarm (3,5 Mbytes; www.download.com).
Depois de fazer a instalação, basta seguir as instruções exibidas para configurar o programa de acordo com os seus hábitos de navegação na internet.
Se você costuma instalar softwares de procedência duvidosa, é recomendável varrer o PC com o Ad-aware (1,45 Mbyte; www.lavasoftusa.com), que detecta e elimina spyware -componentes parasitas que são instalados sem o consentimento do usuário e podem violar sua privacidade.
Com a limpeza, alguns programas gratuitos (KaZaA, por exemplo) poderão deixar de funcionar. Para evitar problemas, use a opção Quarantine, que não apaga o spyware -apenas o imobiliza. Dessa maneira, você poderá restaurar os arquivos parasitas se eles se mostrarem essenciais a algum software. (BG)


Texto Anterior: Defeito 3: Sony faz recall de modelos da linha Vaio
Próximo Texto: Software permite animar fotos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.