São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2008

Próximo Texto | Índice

140 letras ou menos

Textos supercurtos são a base dos microblogs, que trazem notícias, expõem o dia-a-dia de internautas e viram febre na rede; Twitter ganha destaque e já tem 7% de brasileiros

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O espaço é pequeno, e a mensagem, concisa. A idéia é misturar informações curtas, como em textos de celular, pensamentos aleatórios, como em blogs, e até uma dose de bate-papo, como em mensageiros instantâneos. Dessa forma, ferramentas de microblogging, como Twitter e Pownce, conquistam interessados em rapidez, informação e interatividade.
O Twitter (www.twitter.com), cujo limite de tamanho para mensagens é de 140 caracteres, é a ferramenta que tem conquistado cada vez mais usuários -em dezembro de 2007, cerca de 1,2 milhão de pessoas visitaram o site, segundo a comScore, que faz análise sobre o mercado de internet. O número representa um aumento de 223% em relação ao mesmo período de 2006.
Os brasileiros entram na onda e já representam 7% dos cadastrados que usam navegador de internet para acessar o site (também é possível postar por celular e mensageiro instantâneo)-perdem só para Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Espanha, de acordo com o blog oficial da empresa (blog.twitter.com).
Em vez de mensagens grandes, repletas de hiperlinks e reflexões, ferramentas de micro-blogging como o Twitter se baseiam na rapidez. As mensagens são resumidas: você diz o que está fazendo, pede uma opinião, envia um link ou manda um recado.
Ao contrário de redes sociais como o Orkut e o Facebook, o Twitter não cria comunidades nem exige a aprovação de amizades -no máximo, pede a proteção das atualizações. Você segue diversos usuários e é seguido por eles. Dá até para acompanhar as atualizações do candidato à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama (twitter.com/BarackObama). Não necessariamente ele vai seguir o que você diz...
Criado em 2006 por Evan Williams e Biz Stone, o Twitter já ganhou vários prêmios, como o de melhor empresa iniciante de 2007, concedido pelo site de tecnologia TechCrunch.
"Individualmente, as mensagens do Twitter são superficiais. Mas o verdadeiro valor da ferramenta é acumulativo. É o oposto do narcisismo, pois precisa de uma prática coletiva para se tornar relevante", afirma Clive Thompson, colunista da revista "Wired".
Nesta edição, saiba como fazer seu Twitter, confira opiniões de usuários e veja como diversos meios, como a publicidade, têm usado a ferramenta.


Próximo Texto: Tec-tec-tec: Bordéis são base para mapa inteligente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.