|
Próximo Texto | Índice
140 letras ou menos
Textos supercurtos são a base dos microblogs, que trazem notícias, expõem o dia-a-dia de internautas e viram febre na rede; Twitter ganha destaque e já tem 7% de brasileiros
DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL
O espaço é pequeno, e a mensagem, concisa. A idéia é misturar informações curtas, como
em textos de celular, pensamentos aleatórios, como em
blogs, e até uma dose de bate-papo, como em mensageiros
instantâneos. Dessa forma, ferramentas de microblogging, como Twitter e Pownce, conquistam interessados em rapidez,
informação e interatividade.
O Twitter (www.twitter.com), cujo limite de tamanho
para mensagens é de 140 caracteres, é a ferramenta que tem
conquistado cada vez mais
usuários -em dezembro de
2007, cerca de 1,2 milhão de
pessoas visitaram o site, segundo a comScore, que faz análise
sobre o mercado de internet. O
número representa um aumento de 223% em relação ao
mesmo período de 2006.
Os brasileiros entram na onda e já representam 7% dos cadastrados que usam navegador
de internet para acessar o site
(também é possível postar por
celular e mensageiro instantâneo)-perdem só para Estados
Unidos, Japão, Reino Unido e
Espanha, de acordo com o blog
oficial da empresa (blog.twitter.com).
Em vez de mensagens grandes, repletas de hiperlinks e reflexões, ferramentas de micro-blogging como o Twitter se baseiam na rapidez. As mensagens são resumidas: você diz o
que está fazendo, pede uma
opinião, envia um link ou manda um recado.
Ao contrário de redes sociais
como o Orkut e o Facebook, o
Twitter não cria comunidades
nem exige a aprovação de amizades -no máximo, pede a proteção das atualizações. Você segue diversos usuários e é seguido por eles. Dá até para acompanhar as atualizações do candidato à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama
(twitter.com/BarackObama). Não necessariamente
ele vai seguir o que você diz...
Criado em 2006 por Evan
Williams e Biz Stone, o Twitter
já ganhou vários prêmios, como o de melhor empresa iniciante de 2007, concedido pelo
site de tecnologia TechCrunch.
"Individualmente, as mensagens do Twitter são superficiais. Mas o verdadeiro valor da
ferramenta é acumulativo. É o
oposto do narcisismo, pois precisa de uma prática coletiva para se tornar relevante", afirma
Clive Thompson, colunista da
revista "Wired".
Nesta edição, saiba como fazer seu Twitter, confira opiniões de usuários e veja como
diversos meios, como a publicidade, têm usado a ferramenta.
Próximo Texto: Tec-tec-tec: Bordéis são base para mapa inteligente Índice
|