São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Usuários utilizam Twitter para dialogar

PÍLULAS > Em espaço curto, dá para conversar com amigos e trocar links; site também é usado para brincadeiras coletivas

Carol Guedes/Folha Imagem
Bruna Calheiros, que mantém o blog "Sedentário & Hiperativo", tem cerca mil contatos no Twitter

DA REPORTAGEM LOCAL

A febre do microblogging não tem sintoma único, pois cada usuário encontra um motivo diferente para escrever mensagens curtas. Para uns, o objetivo é ficar próximo da família. Para outros, a troca de links é o que motiva o acesso diário ao Twitter. Ainda há aqueles que fazem uso profissional do site.
"Tem gente que "twitta" sobre tudo o que está comendo. Tem gente que é mais lacônica. Mas ambos podem ser significativos de maneiras diferentes", afirmou Jack Dorsey, diretor-executivo do Twitter, à imprensa internacional. "Usar o Twitter é como escrever em uma parede e ter pessoas passando por ela. As pessoas escolhem ler o que você escreveu ou simplesmente ignoram aquilo. É uma oportunidade de aprender mais sobre você, de compartilhar pensamentos."
O analista de sistemas Cris Dias, 35, diz ser o primeiro brasileiro a criar uma conta no site, o que contribui para seu alto número de seguidores (que é a forma como os contatos são chamados): 1.700. "Levava meu blog a sério demais, queria analisar tudo. Com o Twitter, me sinto à vontade para mandar um link ou falar "caramba, hoje nada está dando certo'", diz.
Para Dias, a principal vantagem do Twitter é seu imediatismo. "Mas, se você não se policiar, é sobrecarregado por informação e não faz mais nada."
A publicitária Bruna Calheiros, 21, que tem cerca de mil seguidores em seu perfil, destaca a rapidez do site. "Diversas vezes faço uma pergunta, e o pessoal acaba sendo mais eficiente do que o Google, pois, além de sugerirem um ou vários programas daqueles que eu procurava, também já dão sua opinião e indicações de uso."
Ela ressalta, no entanto, que por ter uma plataforma simples, o site não realiza funções como organizar o histórico do usuário nem oferece busca avançada.

Brincadeira
Na última sexta, o Twitter se transformou em um desenho quase animado, por conta do Twitter Cartoon Day. A idéia de @alexgamela (é assim que se identifica os perfis) era fazer com que os usuários trocassem a foto de seu avatar por uma de seu desenho animado favorito.
Em questão de horas, vários usuários já tinha aderido. Para que o assunto ficasse agrupado, foi criada uma tag ou etiqueta (#twittercartoonday).
Sempre que há um evento ou um assunto específico sendo discutido, usuários colocam o símbolo # com nome referente antes dos posts. O recurso se mostra eficiente na cobertura de eventos -foi bastante usado, por exemplo, na Campus Party Brasil. (DANIELA ARRAIS)

MAPA MOSTRA ATUALIZAÇÕES NO MUNDO
O Twittearth (www.twittearth.com) mostra, em um globo terrestre em três dimensões, atualizações feitas ao redor do mundo; usuários são representados por bonequinhos


Texto Anterior: TV digital: Empresa desenvolve soft para declaração de IR
Próximo Texto: Raio-X do Twitter
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.