São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

software

Usuários querem manter XP nas lojas

VIDA LONGA > Petição reivindica que antecessor do Windows Vista seja vendido até o sucessor do sistema aparecer, em 2010

JESSICA MINTZ
DA ASSOCIATED PRESS

Os sistemas operacionais da Microsoft equipam a maior parte dos micros pessoais e representam a galinha dos ovos de ouro da fabricante.
Mas, aparentemente, o Windows não tem tanto fãs quanto o Mac OS X ou mesmo o Linux. A não ser que se fale do Windows XP, um sistema operacional que a Microsoft deseja retirar do mercado. Os fãs do programa, lançado há seis anos e previsto para deixar de ser vendido em junho, encheram a internet de mensagens. Eles alardeiam a superioridade do XP em relação ao Windows Vista, lançado em janeiro de 2007 com avaliações pouco animadoras.
Apesar de esforços da Microsoft para convencer as pessoas a adotarem o Vista, alguns usuários parecem imunes a qualquer tipo de estratégia.
Esses clientes criticam a grande capacidade de processamento exigida pelo Vista e a incompatibilidade com outros programas e periféricos, para não falar das janelas pop-up de segurança.
Para eles, o iminente desaparecimento do XP das lojas e o cancelamento parcial do suporte técnico no futuro justificam um certo pânico.
Galen Gruman, jornalista de tecnologia, deu início a uma petição eletrônica pró-XP (weblog.infoworld.com/save-xp/archives/2008/04/save_ windows_xp.html). O documento reuniu, desde janeiro, mais de 100 mil assinaturas. Nos comentários, fiéis usuários do XP manifestam seu desejam de que o sistema seja mantido até o lançamento do próximo Windows, previsto para ocorrer em 2010.
Alguns usuários declararam que pretendem realizar um downgrade para o XP se precisarem adquirir um novo PC depois de esse sistema operacional ter saído do mercado.
Outros protestam contra a idéia de que a Microsoft tem poderes para obrigar os consumidores a abrirem mão de um produto estável e adequado a fim de aderirem a algo considerado pior, lucrando com a migração. Muitos ameaçaram adotar a Apple ou o Linux.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


Texto Anterior: Pownce e Tumblr acirram concorrência entre microblogs
Próximo Texto: Saiba quais são os planos da Microsoft
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.